Banca de DEFESA: JACQUELLINY MARCELLE BOULITREAU DA SILVA

DISCENTE: JACQUELLINY MARCELLE BOULITREAU DA SILVA
DATA : 01/02/2024
LOCAL: Virtual - Google Meet

Flora: Animação para o Ensino das Ciências Ambientais nos Anos Iniciais da Educação Básica

Audiovisual; Anime; Pensamento e Linguagem; Ecologia Sensorial; Cinema Ambiental.

O contexto pandêmico evidenciou gargalos na aprendizagem que vão desde a diminuição de vocabulário e de uma habilidade numérica até a analfabetização científica. A suspensão das atividades sociointeracionistas e falta de estrutura para o ensino remoto reduziu a zona de aprendizagem proximal e tempo de manuseio com recursos educacionais. Com a finalidade de recuperar a aprendizagem, reduzir abandono e evasão escolar e consolidar o ensino por evidências, o governo federal instituiu a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, fortalecendo as ações afirmativas contidas na Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, o Ensino das Ciências Ambientais, assim como a BNCC, busca um multiletramento a partir de uma ecologia sensorial e coletiva, aproximando diferentes linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual) em um contínuo processo contextualizado e significativo. Fundamentado na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e nas contribuições de Richard Lowe, que estuda o efeito das animações na educação, o objetivo do trabalho foi construir, aplicar e validar uma animação para o Ensino das Ciências Ambientais em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, articulando os conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o incentivo da Práxis Ambiental no entorno da escola. A escola em questão está localizada no bairro de Santo Amaro, próximo ao Rio Beberibe, local onde os estudantes convivem e constroem sua noção da dinâmica ambiental. A animação foi depositada na Plataforma YouTube e apresentada aos estudantes que contribuíram com a criação dos personagens, cenários e roteiro e aos professores, que avaliaram a animação seguindo os critérios de produção técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, baseados na potencialidade de transferência e construção de conhecimento da Animação. A Animação Flora atingiu os objetivos propostos e foi validada para uso educacional de forma profissional, conforme parâmetros nacionais.

Presidente - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Interna - ***.332.134-** - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFRPE
Externa ao Programa - 1542785 - ADRIANA FONTES - UFPE
Notícia cadastrada em: 17/01/2024 17:48