Banca de DEFESA: AYRLAN SILVA XAVIER DOURADO

DISCENTE: AYRLAN SILVA XAVIER DOURADO
DATA : 05/12/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL _ GOOGLE MEET

O HACKATHON COMO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hackathon. Saúde Ambiental. Aprendizagem Baseada em Problemas.

As novas habilidades e competências exigidas dos alunos no século XXI nos traz uma reflexão sobre o modelo de educação tão enraizado nas salas de aula de grande parte das instituições de ensino do país: o ensino tradicional. A educação moderna está sendo redesenhada para incorporar práticas pedagógicas inovadoras e conectar-se com os alunos nativos digitais. Estratégias como metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais são sugeridas para promover a participação ativa dos alunos e personalizar o ensino de acordo com suas necessidades individuais. No entanto, a inserção de tecnologia não garante uma aprendizagem significativa, capaz de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem efetivamente. O hackathon é uma maratona de inovação que envolve pessoas de diferentes áreas (tecnologia, design, empreendedorismo, gestão, artes), movidas por desafios. O cerne de todo hack é resolver um problema real e complexo. Analisando a literatura, é possível encontrar relação entre o hackathon com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O hackathon é capaz de fomentar um ambiente de colaboração, inovação, criatividade, comunicação para desenho de uma solução para o mundo real. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo validar uma proposta de hackathon para o ensino das ciências ambientais, no que tange à saúde e ao meio ambiente. O modelo foi aplicado na cidade de Igarassu/PE, em uma escola pública, com alunos do ensino médio. Espera-se que o hackathon ganhe maior visibilidade como um evento capaz de juntar a ABP e o engajamento dos alunos para resolução de problemas do mundo real. No futuro, espera-se que este modelo seja replicado em variados contextos, a fim de coletar mais dados que fundamentam o hackathon como um modelo para o ensino de ciências ambientais.

Presidente - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Externa à Instituição - GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 19:14