Banca de DEFESA: CÍCERO MATIAS DOS SANTOS FILHO

DISCENTE: CÍCERO MATIAS DOS SANTOS FILHO
DATA : 16/10/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

CARTILHA EDUCATIVA PARA O MANEJO DO SOLO EM SERRO AZUL, ZONA RURAL DE PALMARES - PE

Manejo sustentável; Agressões Ambientais; Produção agrícola; Agricultores; Alunos; Solo; Comunidade.

Serro Azul é um distrito que fica localizado na zona rural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, onde fica localizada a barragem ( Governador Eduardo Campos). Serro Azul tem como base econômica a agroindústria canavieira, mas a bananicultura merece destaque como a segunda maior atividade agrícola de importância econômica, onde Palmares se destaca como o quarto maior produtor de banana da Mata Sul de Pernambuco. O distrito de Serro Azul é o maior polo produtivo de agricultura da zona rural do município de Palmares - PE, o solo local apresenta vários danos ambientais, ocasionados pelo mau uso. A erosão é o resultado desse manejo inadequado, que prejudica a produção agrícola e o ambiente, repercutindo na vida dos moradores de Serro Azul, tornando-se um local carente de instrumentos que conduzam ao manejo adequado do solo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de elaborar uma cartilha educativa que aborde o manejo sustentável do solo, no ensino fundamental, e/ou não escolares e contribuir com a atividade agrícola e o ensino aprendizagem na escola no contexto socioambiental. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Abílio Galvão no distrito de Serro Azul, localizado na zona rural de Palmares - PE, com alunos e agricultores. As metodologias utilizadas para a prototipação da cartilha foram: Oficinas com professores; Palestras Excursões e visitas com alunos e agricultores. Além de questionário aplicado para agricultores e alunos público-alvo, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. As visitas e excursões foram realizadas em áreas agrícolas de Serro Azul, com o objetivo de coletar dados, vivenciar os danos ambientais e realizar práticas. Foi desenvolvida uma horta orgânica, que além de contribuir com as práticas de manejo de solo, também colaborou para aulas práticas das disciplinas das ciências da natureza para os alunos. Após a construção da cartilha, a mesma foi aplicada para os alunos, agricultores, professores e extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco, onde foi bem aceita por todos os grupos. No final, foi validada pelos professores da Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão e extensionistas do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco. O resultado da validação foi bastante satisfatório, tanto os professores quanto extensionistas elogiaram a cartilha e aprovaram o seu uso para os alunos e agricultores. A cartilha educativa sobre o manejo do solo vai contribuir para melhorar a produção agrícola de Serro Azul, o meio ambiente, a vida social e econômica dos agricultores. Além de contribuir no ensino aprendizagem da escola e conscientização do público envolvido sobre a importância ambiental e manejo sustentável do solo.

Externo à Instituição - JOSÉ ROBERTO LOPES DA SILVA - UFRPE
Presidente - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Interna - ***.332.134-** - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 04/09/2023 12:22