Banca de DEFESA: JOSE ALVES PINHEIRO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ALVES PINHEIRO JUNIOR
DATA : 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS DESLIZAMENTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Educação Básica; Geografia; Desenvolvimento Sustentável


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A cidade do Recife passa anualmente em seu período mais chuvoso por diversos problemas relacionados à habitação em áreas de morros, próxima a encostas. Devido aos deslizamentos de terra, popularmente conhecidos como “quedas de barreiras”, pessoas ficam desalojadas e/ou desabrigadas, podendo ocorrer até fatalidades. Pensando nisso, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para a Geomorfologia nos anos finais do Ensino Fundamental, através de uma Sequência Didática (SD) composta por um jogo de tabuleiro e um simulador de erosão. O trabalho objetiva contribuir para a formação cidadã e sensibilização ambiental, respaldado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas, destacando os objetivos quatro, Educação de Qualidade, e onze, Cidades e Comunidades Sustentáveis. A SD foi pensada para ser desenvolvida em quatro momentos. O primeiro momento conta com uma avaliação diagnóstica que visa compreender o conhecimento do tema. O segundo momento trata da abordagem de elementos do conhecimento geomorfológico e da abordagem do tema propriamente dito. O terceiro momento é proposto um simulador de erosão que relaciona a erosão pluvial com os deslizamentos das encostas. O quarto e último momento refere-se à avaliação do conhecimento construído, sendo proposto um jogo como instrumento de avaliação, denominado como o Jogo da Geomorfologia. Para a validação do produto técnico e tecnológico foi utilizada um formulário direcionado para professores da Educação Básica. Formulário este dividido em três seções: identificação do professor, parâmetros da CAPES para validação do produto e contribuição discursiva dos professores participantes. Os resultados indicaram que a SD é um recurso que pode ser utilizado na prática educativa como instrumento que promove o conhecimento sobre Geomorfologia com ênfase em deslizamentos, proporcionando uma maior interação entre o que é vivido ou observado por muitos estudantes e o conhecimento oferecido pela Ciência Geográfica para a Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Externa à Instituição - LUCIANA ASCHOFF COUTINHO
Interno - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 09:14
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