O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS DESLIZAMENTOS
Ensino; Educação Básica; Geografia; Desenvolvimento Sustentável
A cidade do Recife passa anualmente em seu período mais chuvoso por diversos problemas relacionados à habitação em áreas de morros, próxima a encostas. Devido aos deslizamentos de terra, popularmente conhecidos como “quedas de barreiras”, pessoas ficam desalojadas e/ou desabrigadas, podendo ocorrer até fatalidades. Pensando nisso, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para a Geomorfologia nos anos finais do Ensino Fundamental, através de uma Sequência Didática (SD) composta por um jogo de tabuleiro e um simulador de erosão. O trabalho objetiva contribuir para a formação cidadã e sensibilização ambiental, respaldado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas, destacando os objetivos quatro, Educação de Qualidade, e onze, Cidades e Comunidades Sustentáveis. A SD foi pensada para ser desenvolvida em quatro momentos. O primeiro momento conta com uma avaliação diagnóstica que visa compreender o conhecimento do tema. O segundo momento trata da abordagem de elementos do conhecimento geomorfológico e da abordagem do tema propriamente dito. O terceiro momento é proposto um simulador de erosão que relaciona a erosão pluvial com os deslizamentos das encostas. O quarto e último momento refere-se à avaliação do conhecimento construído, sendo proposto um jogo como instrumento de avaliação, denominado como o Jogo da Geomorfologia. Para a validação do produto técnico e tecnológico foi utilizada um formulário direcionado para professores da Educação Básica. Formulário este dividido em três seções: identificação do professor, parâmetros da CAPES para validação do produto e contribuição discursiva dos professores participantes. Os resultados indicaram que a SD é um recurso que pode ser utilizado na prática educativa como instrumento que promove o conhecimento sobre Geomorfologia com ênfase em deslizamentos, proporcionando uma maior interação entre o que é vivido ou observado por muitos estudantes e o conhecimento oferecido pela Ciência Geográfica para a Educação Básica.