Banca de DEFESA: ANY CAROLINY MARTINS DA SILVA

DISCENTE: ANY CAROLINY MARTINS DA SILVA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

O USO DA FERRAMENTA “HISTÓRIA EM QUADRINHOS” NO ENSINO APRENDIZAGEM EM TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: UM MODELO COM ECOSSISTEMA MANGUEZAL

HQ; Ensino lúdico; Resíduos Sólidos; Didática.

A História em Quadrinhos (HQ), é uma ferramenta de grande importância no ensino aprendizagem dos alunos, que faz uso de imagens associadas a textos, possui linguagem simples e informal, inserindo onomatopeias, formas regionais e gírias, que comunica ao leitor o contexto social dos personagens, de acordo com sua forma de se expressar, fazendo deste um instrumento atrativo aos alunos por se identificarem com algum aspecto da HQ. O uso dessa ferramenta auxilia no desenvolvimento da criticidade dos alunos tornando os mais observadores, por ser um recurso multidisciplinar os alunos passam a observar o ambiente em que vive a partir de outra perspectiva, incentivado a participar de forma ativa das problemáticas socioambientais, passando a elaborar soluções para tais. A partir disso foi criada uma História em Quadrinhos onde se passa na cidade de Itapissuma, cujo recursos naturais fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental, denominada APA de Santa Cruz, abordando o termo Resíduos Sólidos e seus impactos na conservação de uma espécie de Guaiamum, o Cardisoma guanhumi. A HQ Férias Ecológicas contempla alguns objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, vida na água e vida na terra. Esse trabalho foi realizado na escola municipal de Abreu e Lima, Reunidas Santa Rosa, com professores polivalentes e alunos de duas turmas do quarto ano do ensino fundamental de dois turnos. Os resultados mostraram que a HQ é muito eficiente na comunicação de informações importantes que estão atreladas ao nosso dia-a-dia, porém é necessário levar em consideração a linguagem e o tipo de ilustração para cada faixa etária. O enriquecimento intelectual adquirido pelo uso da HQ em sala de aula, se dá a partir do posicionamento dos alunos e professores a respeito do tema abordado, com o intuito de melhorar as condições ambientais através do conhecimento adquirido pela ação. A HQ é uma ferramenta atual que contribui para o ensino e a integração do aluno como sujeito ativo do ambiente em que vive.

Presidente - 1316560 - ADRIANE PEREIRA WANDENESS
Externa à Instituição - ELAINE FOLLY RAMOS - UFPB
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 11:45