Banca de DEFESA: LUCIANO JOAO DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO JOAO DA SILVA
DATA : 22/08/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Sequência Didática como recurso pedagógico para uma abordagem interdisciplinar sobre a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais numa escola rural de Bezerros, Pernambuco.

BNCC, Educação Ambiental, Mata Ciliar, ODS, Rio Ipojuca

As Ciências Ambientais abordam os desafios ambientais e a interação entre sistemas antrópicos e naturais, requerendo uma abordagem interdisciplinar. A Educação Ambiental é essencial para sensibilizar e engajar a população na resolução desses problemas. Com o propósito de elaborar uma sequência didática interdisciplinar como Produto Técnico e Tecnológico para abordar a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola rural em Bezerros, Pernambuco, alinhada à BNCC e aos ODS da Agenda 2030 da ONU, enfocamos a importância do Rio Ipojuca e das Matas Ciliares, buscando estimular a preservação desses recursos naturais pelos estudantes. A pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, utilizou um questionário semiestruturado com cerca de 60 estudantes da Escola Municipal Salustiano Torres para investigar a percepção ambiental dos estudantes sobre o Rio Ipojuca e a Mata Ciliar. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes não conhece a nascente do rio e possui percepção limitada sobre sua importância. Poucos estudantes estão familiarizados com o conceito de Mata Ciliar e sua relação com a condição do rio. A Sequência Didática “Conhecendo o rio que corta minha cidade” foi desenvolvida como recurso lúdico-pedagógico e pode ser aplicada em qualquer série dos anos finais do Ensino Fundamental, com adaptação às necessidades de cada comunidade. Essa estratégia pedagógica foi validada por 40 docentes, sendo que 85% atuam nas redes pública e privada do município. Mais de 75% dos participantes avaliaram positivamente os conteúdos abordados e sua adequação ao Ensino Fundamental anos finais. O produto educativo mostrou-se eficaz na sensibilização ambiental dos estudantes.

Interna - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Presidente - 1296119 - JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
Externa à Instituição - LUANA GOMES CARNEIRO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 14/08/2023 10:23