Banca de DEFESA: ELIZABETE REGINA DA SILVA DE FREITAS

DISCENTE: ELIZABETE REGINA DA SILVA DE FREITAS
DATA : 31/08/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

RECICLAR PARA O PLANETA ALEGRAR: produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantil

Educação ambiental; Educação infantil; Resíduos sólidos; Reciclagem; Ludicidade.

Diante de tudo que temos observado acerca das mudanças climáticas, influenciadas pela degradação do meio ambiente, tendo a ação do homem como agente principal, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas que mitiguem os danos causados ao planeta, visando mais equilíbrio do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil. Para atingir tais objetivos, foi aplicada a sequência didática com os alunos da educação infantil, com idade entre 3 e 4 anos, na Creche Emanuel que é um anexo da Escola Municipal Brites de Albuquerque no Município de Olinda. O produto educacional promoveu um novo olhar voltado à questão ambiental e refletiu sobre o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Os objetivos educacionais propostos foram alcançados de forma significativa, onde os alunos foram inseridos nesse universo da coleta seletiva de forma lúdica e a aprendizagem se deu de forma prazerosa, com descobertas, engajamento, diversão, com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral, a criatividade, a socialização e o respeito à diversidade.

Presidente - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Externa à Instituição - GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 08:29