Banca de DEFESA: TATIANA DE FREITAS GILES LIMA

DISCENTE: TATIANA DE FREITAS GILES LIMA
DATA : 25/05/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ESCOLAS: CONSTRUÇÃO DE UM PLANO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR

Plano Pedagógico Escolar, Interdisciplinaridade, Gestão de resíduos, Sustentabilidade.

O crescente consumismo e uso de materiais descartáveis aumentaram significativamente a poluição ambiental e suas consequências maléficas para a saúde humana e dos ecossistemas. Para a solução dessa problemática é fundamental a gestão adequada dos resíduos sólidos. A escola é parte estratégica dessa solução, uma vez que é a instituição capaz de promover sensibilização e aprendizados em ampla escala. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Plano Pedagógico Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos Sólidos aplicado ao ensino formal, de forma a contribuir com a construção de um conhecimento comprometido com a sustentabilidade ambiental, social e econômica da comunidade escolar. Para a criação do plano que está inserido na cartilha foram feitas entrevistas com os profissionais da educação, de modo a conhecer os desafios, potencialidades e possíveis ações pedagógicas dentro de suas áreas de atuação. A entrevista foi realizada com 113 profissionais da educação incluindo professores, gestores e coordenadores pedagógicos, de diferentes áreas de conhecimento, distribuídos em 89 escolas de 40 municípios de 6 estados brasileiros. A ideia da entrevista foi obter subsídios para elaborar o Plano Pedagógico a partir das experiências dos próprios professores e demais profissionais da educação, além de saber como essa temática pode se tornar uma ferramenta pedagógica nas escolas. O Plano Pedagógico foi avaliado em relação a sua aplicabilidade, multidisciplinaridade e aderência às aulas e às atividades desenvolvidas pelos professores e pela escola. A análise revelou uma contribuição do plano pedagógico para a percepção das necessidades e dos problemas socioambientais e propostas de soluções. O plano pedagógico foi avaliado como um material didático que potencializa o trabalho docente, possibilitando mudanças de atitudes que podem efetivamente colaborar com a redução e melhor gestão dos resíduos e melhor uso dos recursos naturais.

Presidente - 1516401 - CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
Interna - ***.256.104-** - ALINEAUREA FLORENTINO SILVA - EMBRAPA
Externa à Instituição - MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 10:20