A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU - PE
Cartografia; Formação Continuada; Formação Inventiva; Alteridades.
Este estudo intitulado: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:
CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU
- PE, vincula-se a linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem, do Programa de Pós-
Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco –
Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Apresenta como objeto de estudo a Formação
Continuada de Professores e como objetivo geral: Cartografar experiências formativas
desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Caruaru-PE, compreendendo se mediante as
normatizações e prescrições existentes os(as) professores(as) conseguem expressar-se
inventivamente. Buscamos compreender quais as repercussões dos encontros formativos para os
saberesfazeres docentes, considerando a importância e o destaque que a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) vem assumindo nas discussões e sua influência sobre a formação e os
materiais que vêm sendo desenvolvidos. Tomamos o conceito de Formação Inventiva para
fundamentar a formação como uma experiência modificadora de si, capaz de promover
deslocamentos, aprendizagens e transformações, como explicita Dias (2012). Buscamos
desenvolver um exercício investigativo cartográfico por compreender que não se trata de um
método pronto a ser aplicado, mas por converter o método em problema, o que a torna
metodologicamente inventiva (OLIVEIRA; PARAÍSO, 2012). Desse modo, a cartografia
permitiu encontrar meios de habitar um território, de atar laços e produzir conversas e encontros
em meio a uma pandemia e ao distanciamento social. Construímos virtualmente espaços para
conversar, para se fazer presente, ouvir, pensar e compartilhar com o outro (SAMPAIO;
RIBEIRO e SOUZA, 2018). As professoras nos permitiram conhecer com quem e onde
permanecem aprendendo e se formando docentes. Nesse aspecto, identificamos inicialmente uma
formação construída para contemplar e atender aos documentos e materiais que são impostos ao
contexto escolar. Mas nossos resultados apontam que é na escola com as professoras e estudantes
que estas propostas se concretizam e nesse processo ocorrem os tensionamentos, as resistências e
invenções. É no cotidiano escolar que os tensionamentos entre a escola que existe intensamente
e as propostas e modelos impostos vão construindo outras formas de viver e fazer a escola e a
formação de professores, de um modo mais inventivo e problemático.