Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREZA ALVES DA SILVA
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Sala Virtual CAA

INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA, ETNIA E TERRITÓRIO NO CURRÍCULO DA ESCOLA DE TERRITÓRIO
CAMPESINO DE CARUARU-PE: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS E DO FEMINISMO LATINO-AMERICANO

Colonialidade de gênero. Interseccionalidade. Currículo. Educação do Campo. Feminismo Latino-americano.

Este projeto de pesquisa é parte constituinte do curso Mestrado em Educação Contemporânea,
linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação
Contemporânea (PPGEduC), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Traz como título: Interseccionalidade de gênero, raça, etnia e território no currículo da escola de território campesino de Caruaru-PE: um olhar a partir dos Estudos Pós-Coloniais e do Feminismo Latino-americano. Buscaremos pesquisar a respeito das relações de gênero existentes no contexto do currículo prescrito e vivido da escola campesina, à luz das abordagens teórico-metodológicas dos Estudos Pós-coloniais(QUENTAL, 2012; QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2007, 2008, 2011, 2017; DUSSEL; 2005;GROSFOGUEL, 2012; WALSH, 2008) e do Feminismo Latino-americano (CAROSIO,2009; ESPINOSA, et al. 2013; LUGONES, 2014; PAREDES, 2010, 2011). Partimos dopressuposto de que o currículo prescrito e vivido pode tanto reforçar a colonialidade de gênero, quanto construir resistência à esta colonialidade. Podendo ainda ocorrer as duas coisas ao mesmo tempo. A partir desses pressupostos, elegemos enquanto questionamento direcionador do estudo: Como é tratada a interseccionalidade entre gênero, raça, etnia e território no currículo prescrito e vivido na escola do território campesino através dos olhares dos/as professores/as? Na busca por responder a pergunta de pesquisa traçamos os objetivos: Geral- Compreender as formas em que a interseccionalidade entre gênero, raça, etnia e território são tratadas no currículo prescrito e vivido no escola do território campesino a partir dos olhares dos/as professores/as. Específicos: I- Identificar como estão presentes as relações de gênero e sua interseccionalidade com raça, etnia e território no currículo prescrito e no livro didático da escola campesina; II- Entender os desafios didáticos-pedagógicos nas relações de gênero e sua interseccionalidade com raça, etnia e território no currículo vivido; III- Analisar em que medida a interseccionalidade entre gênero, raça, etnia e território nos currículos prescritos e vivido, contribuem para reforçar ou desconstruir a colonialidade de gênero. Enquanto técnica de tratamento das informações faremos uso da Análise de Conteúdo via análise temática a partir de Bardin (2016) e Vala (1990). Utilizaremos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, o questionário e fontes curriculares documentais, tais como o Projeto Político Pedagógico da escola e o livro didático. As pessoas colaboradoras da pesquisa serão professores/as do Ensino Fundamental Anos Iniciais que atuem há mais de três anos na profissão docente. Almejamos com esta pesquisa responder à questão que a originou, visando colaborar com as discussões no campo do gênero e suas interseccionalidades com raça, etnia e território no currículo prescrito e vivido permeada pelas culturas que constituem o território campesino.

Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Interno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externa à Instituição - DENISE XAVIER TORRES - UFCG
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 09:44