POLÍTICAS DE REFORMULAÇÕES CURRICULARES PARA/NO ENSINO MÉDIO: CONFIGURAÇÕES E SENTIDOS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS A PARTIR DA LEI 13.415/2017 EM ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Políticas Educacional-curriculares; Ensino Médio; Sentidos; Itinerário
Formativo.
A presente pesquisa, intitulada: Políticas de reformulações curriculares para/no ensino médio: configurações e sentidos de itinerários formativos a partir da lei 13.415/2017 em escolas em tempo integral no agreste pernambucano, insere-se no debate sobre políticas educacional-curriculares, e mais especificamente sobre a Reforma do Ensino Médio no contexto do pós-golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016. Assim tomamos por base teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015) para analisar que sentidos estão presentes nas reformas do Ensino Médio, com destaque para Lei no 13.415/17 como essas políticas estão sendo (re)significada no chão da escola através dos Itinerários Formativos. Dessa forma, depreendemos que a reforma do Ensino Médio está inscrita em movimentos de Reforma do Estado e exclusões educacionais e sociais que vem não considerando ainda os/as professores (as) enquanto produtores (ras) de políticas educacional-curriculares.