PEDAGOGIAS SENTIENTES DA MEMÓRIA: CAMINHOS ANAMNÉTICOS SENSÍVEIS A PARTIR DO ENCONTRO COM AS ARPILLERAS CHILENAS
Arpilleras. Memória. Pedagogias Sentientes.
As páginas que seguem apresentam o estado atual do estudo que denomino pedagogias sentientes da memória: caminhos anamnéticos sensíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenas. dividido em quatro momentos, o texto atual busca desenvolver dois deles, quais sejam o 1° momento, de acolhimento e iniciação nas escolhas estéticometodológicas que orientam o estudo, e o 2º momento, que reúne reflexões e experimentações paridas do encontro. sob a forma simbólica da fenda, procuro pensar sobre as potencialidades deste espaço-tempo para o com-tato com as Outras, com as experiências próximas-distantes das mulheres bordadeiras do chile ditatorial. em seguida, apresento brevemente os caminhos a serem percorridos durante a feitura das paradas que irão compor os dois últimos momentos do estudo. o 3º momento, chamado por mim de experiências-objeto, pretenderá partir dos bordados mesmos para tensionar os aspectos relacionados à memória, às temporalidades e às experiências. por fim, no 4º momento, buscarei perceber de que forma as dimensões analíticas do encontro e das memórias contribuem para uma alternativa pedagógica, de aproximação com as experiências do passado, especialmente com as narrativas de dor que nos remetem aos períodos de repressão.