SABER, POÉTICA E TRANSGRESSÃO: AS FIGURAÇÕES ESTÉTICOGESTUAIS DA CORPA POR ARTISTAS TRANSEXUAIS/TRAVESTIS
Corpas; Transexualidade; Estética; Arte; Educação.
O estágio atual do presente estudo reúne aspectos relacionados ao referencial teórico e às posições metodológicas da pesquisa científica em desenvolvimento, buscando apresentar a proposta de qualificação desta ação. Procuramos ressaltar o debate contemporâneo acerca da educação, demonstrando a formação de nosso olhar investigativo a fim de produzir conhecimento sobre Corpas, Estética, Arte, Transexualidades/Travestilidades, Transgressão. Para isso, propomo-nos a pensar dada realidade e problemática assim indicada: “Em que medida as figurações estético-gestuais de corpas transexuais/travestis se configuram como leituras de saber, poética e transgressão?”. Nosso objeto de estudo se remete à criação artística de corpas travestis/transexuais enquanto representação educativa. Para embasar teoricamente, apresentar justificativa de inovação e fortalecer o sumário de categorias, procedemos com o delineamento do estado da arte, categorizando e sistematizando os trabalhos que se articulam e até se distanciam de nossos objetivos e proposta. Apresentamos a compreensão obtida de aportes teóricos concernentes aos grandes temas: Corpas, Transexualidade/Travestilidade, Estética e Artes Transgressoras. Finalmente, contemplamos nessa ação a exposição da prática da cartografia como eixo norteador da metodologia aplicada.