Banca de DEFESA: MONICA BATISTA DA SILVA

DISCENTE : MONICA BATISTA DA SILVA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL - CAA

TECENDO CAMINHOS INDICIÁRIOS DA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES NA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Indução profissional. Professores iniciantes. Cultura organizacional.

Esta pesquisa se insere no campo das discussões da formação de professores e toma como objeto de estudo “a indução profissional de professores iniciantes”, explorado a partir da seguinte questão: Quais marcadores de indução profissional dos professores iniciantes subsidiam a fomentação da política de acolhimento, orientação e acompanhamento para o desenvolvimento profissional dos professores na cultura organizacional escolar de uma Rede Municipal de Educação? O objetivo geral é analisar os marcadores de indução profissional dos professores iniciantes, subsidiando a fomentação de apontamentos para a política de acolhimento, orientação e acompanhamento para o desenvolvimento profissional dos professores na cultura organizacional escolar de uma Rede Pública Municipal de Educação. Buscamos atender a este, a partir dos seguintes objetivos específicos: i) Descrever como os professores iniciantes são acolhidos, orientados e acompanhados no início da docência na cultura organizacional escolar da rede; ii) Identificar os marcadores de indução profissional dos professores iniciantes da rede que podem alimentar uma política de acolhimento, orientação e acompanhamento; e iii) Criar condições, a partir dos marcadores de indução, que ressignifiquem o olhar dos formadores para com a fomentação da política de indução com vistas ao desenvolvimento profissional dos professores iniciantes na cultura organizacional escolar da rede. Para dialogarmos acerca dos professores iniciantes fundamentamo-nos em Vaillant e Carlos Marcelo (2012), Nascimento, Flores e Xavier (2019), e Cruz, Farias e Hobold (2020); no que se refere ao entendimento de indução profissional recorremos a Wong (2004), Reis (2015), Príncepe e André (2019), e Nascimento, Flores e Xavier (2019); quanto ao tratamento da cultura organizacional escolar amparamo-nos em Libâneo (2013), Garcia (2008), Nóvoa (1999), e Oliveira (2019). O caminho teórico-metodológico se pautou em uma abordagem qualitativa, segundo Ludke e André (2013). Como lócus da pesquisa tivemos uma Rede Pública de Educação do Agreste Pernambucano. Como participantes contamos com vinte e três professores iniciantes, quatro técnicos formadores e quatro coordenadores pedagógicos. Utilizamos como instrumentos e procedimentos de produção de dados, o questionário a partir de Severino (2007) e o grupo de discussão conforme Weller (2006), articulado posteriormente a sessões de intervenção com a produção do diário reflexivo, enquanto estratégia formativa, de acordo com Zabalza (2007). Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, conforme Moraes (1999). Como resultados da pesquisa revelam-se a inexistência de uma política de indução profissional na rede. Nesse contexto, foram identificados marcadores de indução que envolve o apoio no início da docência, que demandam a mudança de processos formativos pautados em uma perspectiva verticalizada em direção à horizontalidade, que implica o conhecimento, a dimensão cultural da comunidade e rede de educação, o diálogo, a coletividade e valorização profissional. Por fim, a partir do trabalho com alguns dos marcadores, os formadores ressignificaram seus olhares para com a necessidade de processos de indução no início da docência, como fruto desta ressignificação emergiu a construção de diretrizes para a rede pública municipal de educação e a partir dessas, a produção de planos de trabalho, que apresentam perspectivas para formação continuada docente e por meio dessa mobiliza ações de indução.

Externo à Instituição - RODNEI PEREIRA
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 08/06/2021 10:49