Banca de DEFESA: WYNE NOGUEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYNE NOGUEIRA DE SOUZA
DATA : 13/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

TENSÕES EPISTÊMICO-DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE

XUKURU: relações entre a colonialidade e a decolonialidade


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena. Prática Docente Xukuru. Colonialidade,
Decolonialidade.


PÁGINAS: 196
RESUMO:

Esta dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado vinculada à Linha de Ensino Docência e
Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro
Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Este estudo
versa sobre as tensões epistêmico-didático-pedagógicas na Prática Docente Xukuru e suas
relações entre a colonialidade e a decolonialidade, tendo como objeto de estudo a Prática
Docente Xukuru. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica do Pensamento Decolonial
(Arturo Escobar, 2003; Walter Mignolo, 2007, 2008; Aníbal Quijano, 2005; Henrique Dussel,
2005; Catherine Wash, 2009; Ramón Grosfoguel, 2006, 2007; Santiago Castro-Gómes, 2007;
Porto-Gonçalves, 2002, 2003, 2005, 2006), pois nos permite analisar o contexto da produção
dos dados a partir da ótica do subalternizado. O trabalho apresentado se situa no campo da
Educação Escolar Indígena, na Escola Indígena Memby, no povo Xukuru do Ororubá (PE),
localizado entre os municípios de Pesqueira e Poção. Nesse sentido, delimitamos como
problema de pesquisa: quais são as tensões epistêmico-didático-pedagógicas entre a
colonialidade e a decolonialidade na Prática Docente Xukuru? Para tanto, lançamos como
objetivo geral: compreender as tensões epistêmico-didático-pedagógicas entre a colonialidade
e a decolonialidade na Prática Docente Xukuru, e, de maneira mais específica, identificar as
marcas da colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza na Prática Docente Xukuru;
perceber os indícios da decolonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza na Prática
Docente Xukuru e entender os avanços e recuos epistêmico-didático-pedagógicos na Prática
Docente Xukuru. Justificamos este estudo a partir das minhas inquietações enquanto professora
Xukuru, que atua em um contexto escolar indígena tensionado pelas interferências coloniais e,
por isso, percebemos como fundamental a consciência crítica, a descolonização e a permanente
provocação de reflexões internas ao meu povo, no que se refere à Prática Docente. Partimos do
pressuposto de que, mesmo com toda luta e com a perspectiva de um projeto outro, a
colonialidade ainda está presente nas escolas Xukuru, porque é inevitável o contato com a
sociedade nacional, sobretudo pelasformações docentes não interculturais, gerando no contexto
educacional dos territórios indígenas as tensões entre a colonialidade e a decolonialidade. Para
o tratamento e análise dos dados, utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática
(Bardin, 2011; Vala, 1990).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Externa ao Programa - 2377622 - JAQUELINE BARBOSA DA SILVA - nullInterno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01