EDUCAÇÃO, FEMINISMOS E MULHERES: um estudo de caso do
Coletivo Desabrochar de Belo Jardim/PE
Educação. Feminismo. Mulheres. Ensino Superior. Educação não sexista.
A educação como prática social humana, tem-se constituído como estímulo ao ser humano, nos
tornando críticas/os, conhecedores de conhecimentos e saberes que vão desde disciplinas a
temas sociais. Mesmo tendo esse enfoque em formação humana, porém, tendo em vista que a
educação/escolarização de mulheres se deu tardiamente, nos conduzimos com a seguinte
questão: Que trajetórias educacionais as ativistas de movimentos feministas construíram
durante sua formação no ensino superior na perspectiva da educação não sexista? Nossa
pesquisa tem como objetivo geral: estudar as trajetórias educacionais de ativistas de movimento
feminista construídas durante a formação no ensino superior na perspectiva da educação não
sexista. Para responder os seguintes objetivos específicos: (i). caracterizar as trajetórias
educacionais do ensino superior das ativistas do movimento feminista; (ii) identificar os
aspectos políticos e pedagógicos para uma educação não sexista. A nossa pesquisa tem uma
abordagem metodológica qualitativa, realizando o estudo exploratório e explicativo,
empregando o método do caso alargado para investigação, com instrumento para coleta de
dados realizamos entrevistas semi-estruturadas e para análise e sistematização utilizamos a
análise de conteúdo. O estudo foi realizado com um coletivo feminista em Belo Jardim/PE, com
as ativistas que fazem parte da comissão organizadora do coletivo, podemos caracterizar
diferentes trajetórias educacionais entre elas e assim como identificamos os aspectos políticos
e pedagógicos para uma educação não sexista. Por fim, compreendemos a importância do
ensino superior para as mulheres, e a formação humana baseada na educação não sexista como
aporte para eliminar a opressão sexista.