HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS
DE PROFESSORAS LÉSBICAS E AS TENSÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Professoras lésbicas; gênero; sexualidade; heteronormatividade;
escola.
Professoras lésbicas passam por várias adversidades no meio escolar, tais como
questionamentos, constrangimentos e, até mesmo, demissão lesbofóbica. Entendendo
que a sociedade exerce um poder dominante sobre as mulheres, onde a opressão
feminina ocorre por meio das relações de poder, o presente estudo de natureza analítico-
descritiva, com abordagem qualitativa, fará uso de entrevistas narrativas com o objetivo
de compreender como professoras lésbicas que atuam nas Escolas de Referência em
Ensino Médio da rede estadual, na cidade de Petrolina/PE, lidam com as
relações/tensões presentes no ambiente normativo da escola. Dentre as referências que
embasam essa reflexão, destacam-se Judith Butler (2003) e os problemas relacionados
ao gênero, Eve Sidgwick (2007) e as epistemologias dos armários, além do livro
“Gênero, sexualidade e educação”, de Guacira Lopes Louro (2017) que denuncia a
relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. Espera-se com essa pesquisa
alcançar a desconstrução de alguns mitos e apontar as estratégias usadas pelas
professoras lésbicas para se desprender das amarras da heterossexualidade compulsória
e da heteronormatividade.