PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DEIVIDSON SA FERNANDES DE SOUZA

DISCENTE: DEIVIDSON SA FERNANDES DE SOUZA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/uqj-vxxi-fkj)

SMART CITIES E GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: Desafios e Oportunidades

Smart Cities; WEEE; Logística Reversa; Methodi Ordinatio; Mineração de Texto.

Nos últimos anos, o conceito de Smart Cities emergiu como uma combinação de ideias voltadas para a utilização de tecnologias de informação e comunicação com o objetivo de otimizar o funcionamento das áreas urbanas. Essas tecnologias visam aumentar a eficiência e a competitividade das cidades, enquanto oferecem novas soluções para questões de mobilidade, segurança e preservação ambiental. Por outro lado, a questão do lixo eletrônico, ou Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), tem despertado crescente preocupação devido ao seu volume em constante crescimento e à inadequação dos métodos de descarte. Na literatura, Smart Cities e REEE são conceitos estreitamente relacionados, abordando uma série de desafios e oportunidades associados à gestão urbana e à sustentabilidade. A pesquisa em questão tem como objetivo a construção de uma revisão sistemática da literatura, apoiada pelo protocolo Methodi Ordinatio, e emprega técnicas de mineração de texto para traçar o estado da arte nos estudos sobre Smart Cities e Gerenciamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). O estudo se propõe a responder a questões de pesquisa específicas, incluindo os principais insights identificados nessas áreas, as metodologias de estudo empregadas, as áreas de discussão abordadas e as tendências emergentes, bem como sua contribuição para a sociedade. A análise dos indicadores bibliométricos revela a predominância de estudos nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A partir da mineração de texto, são identificados termos recorrentes que refletem a relevância de tecnologias como IoT, Big Data, segurança, privacidade e sustentabilidade para o avanço das Smart Cities e da Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Os artigos mais relevantes foram avaliados com base no índice InOrdinatio, destacando clusters de estudos teóricos que exploram questões cruciais relacionadas às Smart Cities e à Gestão de REEE. Eles abordam desde pesquisas em Cidades Inteligentes até aplicativos, Inteligência Artificial e Resíduos Eletrônicos. Quanto às tendências, emergem tecnologias, infraestruturas, sustentabilidade, políticas e governança urbana, além de saúde e impacto ambiental. As principais metodologias incluem RSL, estudos de caso, análise bibliométrica e cienciométrica, além de coleta, análise e desenvolvimento de estruturas. A interação entre Smart Cities e REEE ressalta a complexidade urbana, convocando governos e cidadãos para abordagens mais inteligentes visando o desenvolvimento sustentável e aprimoramento da qualidade de vida. Oportunidades como o mapeamento de mídias sociais contrastam com ameaças como segurança cibernética e poluição. A transição para Smart Cities oferece benefícios, mas demanda a resolução de desafios como segurança, privacidade e questões ambientais, exigindo colaboração público-privada e investimentos cruciais. Contribuições de IoT, TIC, big data e Pesquisa Operacional são essenciais para aplicações em Smart Cities, abordando cibersegurança, mobilidade urbana, energia renovável e sustentabilidade. Quanto às limitações, o estudo concentra-se nas principais publicações, utilizando o Methodi Ordinatio. No entanto, contribui para ampliar as teorias em cidades inteligentes e sustentáveis, consolidando definições e delineando fronteiras no desenvolvimento do tema.

Externa à Instituição - SIMONE SEHNEM
Presidente - 1898197 - LUCIO CAMARA E SILVA
Interno - 1211343 - THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 15:17