PPGED PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM ENGENHARIA DE PRODUCAO - CAA CAMPUS DO AGRESTE - CA Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
1
  • GABRIELA ELOANNE VIDAL LEITE
  • ESTUDO DO IMPACTO DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO AGRESTE PERNAMBUCANO

  • Orientador : MARCELE ELISA FONTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDO JOSÉ OENNING SOARES
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 18/02/2022

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  • Nos últimos anos, uma mudança significativa foi observada na taxa de adoção de tecnologias da Indústria 4.0 no setor da construção civil. O aumento da complexidade em projetos de construção no local, juntamente com a necessidade de maior produtividade, está levando a um maior interesse no uso potencial de tecnologias da Indústria 4.0. A aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 como um método de construção é vista como eficiente quando o objetivo é economizar tempo e custos, reduzir o desperdício de recursos e melhorar a produtividade geral dos projetos. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da indústria 4.0 na cadeia produtiva da construção civil, no Agreste de Pernambuco, segundo os critérios de processos, organização, eficiência e planejamento de obras. Para se conseguir ao objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (2015-2021) com a finalidade de coletar conhecimentos sobre o tema e definir um conjunto de hipóteses a serem testadas. Para coleta de dados, um questionário foi aplicado à uma amostra de 26 gestores de construtoras localizadas no Agreste Pernambucano. Os resultados evidenciam que a principal característica deste movimento na construção civil está associada a utilização de novas tecnologias em campo, como por exemplo, softwares BIM (Building Information Model) e Manufatura Aditiva. Por se tratar de uma revolução que está em fase de implementação, existem alguns desafios a serem vencidos, pois a introdução de tecnologias novas no ambiente de trabalho traz consigo a necessidade de transformar toda uma cultura empresarial, com constantes treinamentos de equipes e a integração da cadeia produtiva.


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  • Nos últimos anos, uma mudança significativa foi observada na taxa de adoção de tecnologias da Indústria 4.0 no setor da construção civil. O aumento da complexidade em projetos de construção no local, juntamente com a necessidade de maior produtividade, está levando a um maior interesse no uso potencial de tecnologias da Indústria 4.0. A aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 como um método de construção é vista como eficiente quando o objetivo é economizar tempo e custos, reduzir o desperdício de recursos e melhorar a produtividade geral dos projetos. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da indústria 4.0 na cadeia produtiva da construção civil, no Agreste de Pernambuco, segundo os critérios de processos, organização, eficiência e planejamento de obras. Para se conseguir ao objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (2015-2021) com a finalidade de coletar conhecimentos sobre o tema e definir um conjunto de hipóteses a serem testadas. Para coleta de dados, um questionário foi aplicado à uma amostra de 26 gestores de construtoras localizadas no Agreste Pernambucano. Os resultados evidenciam que a principal característica deste movimento na construção civil está associada a utilização de novas tecnologias em campo, como por exemplo, softwares BIM (Building Information Model) e Manufatura Aditiva. Por se tratar de uma revolução que está em fase de implementação, existem alguns desafios a serem vencidos, pois a introdução de tecnologias novas no ambiente de trabalho traz consigo a necessidade de transformar toda uma cultura empresarial, com constantes treinamentos de equipes e a integração da cadeia produtiva.

2
  • LAIS DE MOURA COSTA
  • VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA A IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

  • Orientador : RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • THIAGO POLETO
  • Data: 21/02/2022

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  • O gerenciamento de falhas em sistemas de energia é um dos principais desafios enfrentados pelas concessionárias de energia elétrica. A medida que se esforçam para garantir maior eficiência e confiabilidade, usando várias abordagens e métodos científicos que alavancam os avanços em informação, comunicação e tecnologia. Nesse sentido, o uso de visão computacional pode auxiliar, uma vez que as tecnologias de inteligência artificial proporcionam à gestão da manutenção mais ferramentas para monitorar os ativos nas empresas. A proposta deste trabalho é apresentar um processo de identificação de riscos que potencialmente prejudicariam a rede de distribuição de energia através do processamento de imagens e utilização de algoritmos de visão computacional. O método proposto consiste  na aquisição das imagens, criação de um banco de dados, classificação das imagens através de CNNs, escolha da melhor rede, detecção dos riscos pela CNN e priorização. Foi comparado o desempenho de cinco redes pré-treinadas, LeNet, AlexNet, ResNet, GoogLeNet e VGG19, e também foi comparado o desempenho de três otimizadores, Adam, SGD, RMSProp. Após o treinamento das redes foi possível obeservar que a rede que apresentou melhores resultados foi a VGG19, treinada com o otimizador SGD, atingindo uma acurácia de 0,94% e valor de perda de 0,15, sendo, portanto, a rede escolhida. Também foi possível identificar os riscos que necessitam de priorização através da matriz de risco, e através dela indicar ações de manutenção que evitem que o risco evolua até uma falha na rede.  Dessa forma, a precisão da análise computacional pode trazer uma grande economia de tempo e melhorias de qualidade para a empresa, uma vez que, com tal conhecimento prévio dos riscos identificados, os gestores podem direcionar melhor suas equipes de manutenção.


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  • O gerenciamento de falhas em sistemas de energia é um dos principais desafios enfrentados pelas concessionárias de energia elétrica. A medida que se esforçam para garantir maior eficiência e confiabilidade, usando várias abordagens e métodos científicos que alavancam os avanços em informação, comunicação e tecnologia. Nesse sentido, o uso de visão computacional pode auxiliar, uma vez que as tecnologias de inteligência artificial proporcionam à gestão da manutenção mais ferramentas para monitorar os ativos nas empresas. A proposta deste trabalho é apresentar um processo de identificação de riscos que potencialmente prejudicariam a rede de distribuição de energia através do processamento de imagens e utilização de algoritmos de visão computacional. O método proposto consiste  na aquisição das imagens, criação de um banco de dados, classificação das imagens através de CNNs, escolha da melhor rede, detecção dos riscos pela CNN e priorização. Foi comparado o desempenho de cinco redes pré-treinadas, LeNet, AlexNet, ResNet, GoogLeNet e VGG19, e também foi comparado o desempenho de três otimizadores, Adam, SGD, RMSProp. Após o treinamento das redes foi possível obeservar que a rede que apresentou melhores resultados foi a VGG19, treinada com o otimizador SGD, atingindo uma acurácia de 0,94% e valor de perda de 0,15, sendo, portanto, a rede escolhida. Também foi possível identificar os riscos que necessitam de priorização através da matriz de risco, e através dela indicar ações de manutenção que evitem que o risco evolua até uma falha na rede.  Dessa forma, a precisão da análise computacional pode trazer uma grande economia de tempo e melhorias de qualidade para a empresa, uma vez que, com tal conhecimento prévio dos riscos identificados, os gestores podem direcionar melhor suas equipes de manutenção.

3
  • ADRYELLE SANAE JULIO
  • PROPOSIÇÃO DE MODELO DE SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE FORNECEDORES UTILIZANDO FITRADEOFF

  • Orientador : JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDA ASFORA FREJ
  • JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
  • MARCELO HAZIN ALENCAR
  • Data: 23/02/2022

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  • O processo de seleção de fornecedores está ganhando importância, pois as empresas estão identificando que a falta de conhecimento e metodologia para esse problema pode ocasionar uma instabilidade de produção e financeira, além de baixa qualidade dos produtos e aumento nos custos em geral. Nesse sentido, o presente estudo visa propor um modelo de decisão multicritério para selecionar o melhor portfólio de fornecedores, considerando restrições do sistema de produção e os objetivos da organização, auxiliando empresas na tomada de decisão de escolha de fornecedores ideais, a fim de não prejudicar seu processo produtivo. O modelo proposto seleciona o conjunto ideal de fornecedores para produtos com sinergia presente em seus componentes e um sistema de produção sob encomenda, propondo como se pode gerar todas as combinações possíveis de componentes para um determinado produto e selecionar apenas as combinações não dominadas, de modo a calcular o seu desempenho em relação aos critérios custo, qualidade, tempo e credibilidade. O modelo foi aplicado a um problema real, em uma marcenaria de Barra do Bugres, onde foi montada a estrutura do armário de cozinha, e coletado os dados referentes aos 8 componentes que necessitavam da escolha de um fornecedor, além dos cenários de redundâncias existentes para o problema. Ao aplicar o modelo com os dados coletados foi possível obter 130 combinações não dominadas de fornecedores, das mais de 900 mil combinações possíveis. A partir disso, foi aplicado o método FITradeoff de escolha, com auxílio do SAD FITradeoff, para identificar qual o portfólio de fornecedores ideal para o produto. Como resultado, o modelo foi capaz de encontrar e recomendar a combinação mais adequada assim como o melhor cenário de redundância em que se deve acrescentar uma unidade para a fita bordo Louro Freijó (P2) e duas unidades para a dobradiça pistão curva (P4). O portfólio de fornecedores recomendado tem um custo total de 4797,90 reais e uma qualidade de 81,3%, significando que a chance de haver algum problema na produção ou de entregar um produto com falha ao cliente é de menos de 20%. Além disso, a chance de atender o prazo de 25 dias é de 77,96%. Foi feita uma análise de sensibilidade através do intervalo de pesos obtido e pôde se constatar que pequenas variações fazem com que a recomendação fornecida mude. Por fim, foram identificadas algumas vantagens da utilização do modelo proposto, como redução no esforço computacional, na interação com o decisor e simplificação da análise de sensibilidade, facilitando futuras aplicações.


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  • O processo de seleção de fornecedores está ganhando importância, pois as empresas estão identificando que a falta de conhecimento e metodologia para esse problema pode ocasionar uma instabilidade de produção e financeira, além de baixa qualidade dos produtos e aumento nos custos em geral. Nesse sentido, o presente estudo visa propor um modelo de decisão multicritério para selecionar o melhor portfólio de fornecedores, considerando restrições do sistema de produção e os objetivos da organização, auxiliando empresas na tomada de decisão de escolha de fornecedores ideais, a fim de não prejudicar seu processo produtivo. O modelo proposto seleciona o conjunto ideal de fornecedores para produtos com sinergia presente em seus componentes e um sistema de produção sob encomenda, propondo como se pode gerar todas as combinações possíveis de componentes para um determinado produto e selecionar apenas as combinações não dominadas, de modo a calcular o seu desempenho em relação aos critérios custo, qualidade, tempo e credibilidade. O modelo foi aplicado a um problema real, em uma marcenaria de Barra do Bugres, onde foi montada a estrutura do armário de cozinha, e coletado os dados referentes aos 8 componentes que necessitavam da escolha de um fornecedor, além dos cenários de redundâncias existentes para o problema. Ao aplicar o modelo com os dados coletados foi possível obter 130 combinações não dominadas de fornecedores, das mais de 900 mil combinações possíveis. A partir disso, foi aplicado o método FITradeoff de escolha, com auxílio do SAD FITradeoff, para identificar qual o portfólio de fornecedores ideal para o produto. Como resultado, o modelo foi capaz de encontrar e recomendar a combinação mais adequada assim como o melhor cenário de redundância em que se deve acrescentar uma unidade para a fita bordo Louro Freijó (P2) e duas unidades para a dobradiça pistão curva (P4). O portfólio de fornecedores recomendado tem um custo total de 4797,90 reais e uma qualidade de 81,3%, significando que a chance de haver algum problema na produção ou de entregar um produto com falha ao cliente é de menos de 20%. Além disso, a chance de atender o prazo de 25 dias é de 77,96%. Foi feita uma análise de sensibilidade através do intervalo de pesos obtido e pôde se constatar que pequenas variações fazem com que a recomendação fornecida mude. Por fim, foram identificadas algumas vantagens da utilização do modelo proposto, como redução no esforço computacional, na interação com o decisor e simplificação da análise de sensibilidade, facilitando futuras aplicações.

4
  • MAYCKY KENNEDY DA SILVA
  • APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADO A SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA: UM ESTUDO PARA AUXILIAR NA GESTÃO DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA

  • Orientador : RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • THIAGO POLETO
  • Data: 24/02/2022

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  • As mudanças na estrutura do setor elétrico levam à necessidade de um maior controle de qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores finais. As distribuidoras, portanto, trabalham em ambientes regulados necessitando justificar investimentos e tarifas, e ainda, obter eficiência econômica reduzindo custos de investimento. Neste trabalho foram utilizados de técnicas de mineração de dados com objetivo de melhorar o nível de disponibilidade do sistema, identificando possíveis correlações nas falhas relacionadas a cada causa PEM. Assim foi proposta uma metodologia com objetivo de reduzir o número de falhas no sistema e consequentemente na prevenção de custos e multas em potencial associadas a falhas na rede por parte dos reguladores. Foi analisado um sistema de distribuição elétrica real, com o objetivo de demonstrar a capacidade da metodologia proposta de encontrar boas soluções do ponto de vista técnico. Os resultados apontam uma redução dos indicadores de falhas, colaborando assim, na gestão da manutenção para o sistema de distribuição elétrica e na minimização dos prejuízos associados às interrupções de energia.


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  • As mudanças na estrutura do setor elétrico levam à necessidade de um maior controle de qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores finais. As distribuidoras, portanto, trabalham em ambientes regulados necessitando justificar investimentos e tarifas, e ainda, obter eficiência econômica reduzindo custos de investimento. Neste trabalho foram utilizados de técnicas de mineração de dados com objetivo de melhorar o nível de disponibilidade do sistema, identificando possíveis correlações nas falhas relacionadas a cada causa PEM. Assim foi proposta uma metodologia com objetivo de reduzir o número de falhas no sistema e consequentemente na prevenção de custos e multas em potencial associadas a falhas na rede por parte dos reguladores. Foi analisado um sistema de distribuição elétrica real, com o objetivo de demonstrar a capacidade da metodologia proposta de encontrar boas soluções do ponto de vista técnico. Os resultados apontam uma redução dos indicadores de falhas, colaborando assim, na gestão da manutenção para o sistema de distribuição elétrica e na minimização dos prejuízos associados às interrupções de energia.

5
  • LAYZA SAYARA SOBRAL MELO
  • MODELO CONCEITUAL PARA AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DA LOGÍSTICA REVERSA BASEADO NA IDENTIFICAÇÃO DOS MOTIVADORES, FACILITADORES E BARREIRAS

  • Orientador : MARCELE ELISA FONTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE LEAO E SILVA FILHO
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 25/02/2022

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  • A Logística Reversa (LR) se tornou um campo de relevante importância para todas as organizações devido às crescentes preocupações ambientais, legislativas, responsabilidade social corporativa e competitividade sustentável. Os (macro) processos da LR são definidos como: preparação e acondicionamento, coleta e transporte, beneficiamento e destinação final. Por sua vez, estes podem ser subdivididos em processos menores (micro). A definição de quais processos devem ser realizados por uma empresa depende do tipo de mercadoria e serviço oferecido por ela. Além disso, estes processos podem ser executados internamente (pela própria empresa) ou externamente (terceirizado). Contudo, a melhor tomada de decisão carece de amplo entendimento dos fatores envolvidos. Desse modo, este trabalho objetivou desenvolver um modelo conceitual que relacione os fatores motivadores, facilitadores e barreiras, auxiliando os gestores na avaliação dos processos de LR na empresa. Para isso, o modelo conceitual composto por quatro etapas principais: (1) Levantamento dos fatores motivadores, facilitadores e barreiras, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL); (2) análise dos fatores motivadores específicos da empresa como recomendação do estudo da LR na fase atual da empresa; (3) análise dos fatores facilitadores e barreiras incorporando a lógica Fuzzy Picture Set Fuzzy (PSF), ou seja, consideração a imprecisão e incerteza que está presente no processo de tomada de decisão; por fim, (4) avaliação da influência destes fatores sobre os (micro) processos da empresa. Adotou-se um estudo de caso como estratégia de pesquisa para aplicar o modelo conceitual desenvolvido. Contrariando a RSL, os resultados mostram que os aspectos ambientais não influenciam (motivadores, facilitadores e barreiras) a empresa na definição das operações de LR. Por meio do PSF foi possível identificar que as barreiras consideradas pelo gestor impactam mais fortemente na implementação dos processos de coleta e os fatores facilitadores contribuem mais na implementação dos processos de beneficiamento. Conclui-se que o modelo conceitual é eficiente na sua abordagem em direcionar a análise da implementação da LR no âmbito dos micro processos, evidenciando suas particularizadas. Por meio disso, a empresa pode adotar políticas de gestão por processo que tenham maior respaldo ao direcionar os recursos na mitigação das barreias.


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  • A Logística Reversa (LR) se tornou um campo de relevante importância para todas as organizações devido às crescentes preocupações ambientais, legislativas, responsabilidade social corporativa e competitividade sustentável. Os (macro) processos da LR são definidos como: preparação e acondicionamento, coleta e transporte, beneficiamento e destinação final. Por sua vez, estes podem ser subdivididos em processos menores (micro). A definição de quais processos devem ser realizados por uma empresa depende do tipo de mercadoria e serviço oferecido por ela. Além disso, estes processos podem ser executados internamente (pela própria empresa) ou externamente (terceirizado). Contudo, a melhor tomada de decisão carece de amplo entendimento dos fatores envolvidos. Desse modo, este trabalho objetivou desenvolver um modelo conceitual que relacione os fatores motivadores, facilitadores e barreiras, auxiliando os gestores na avaliação dos processos de LR na empresa. Para isso, o modelo conceitual composto por quatro etapas principais: (1) Levantamento dos fatores motivadores, facilitadores e barreiras, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL); (2) análise dos fatores motivadores específicos da empresa como recomendação do estudo da LR na fase atual da empresa; (3) análise dos fatores facilitadores e barreiras incorporando a lógica Fuzzy Picture Set Fuzzy (PSF), ou seja, consideração a imprecisão e incerteza que está presente no processo de tomada de decisão; por fim, (4) avaliação da influência destes fatores sobre os (micro) processos da empresa. Adotou-se um estudo de caso como estratégia de pesquisa para aplicar o modelo conceitual desenvolvido. Contrariando a RSL, os resultados mostram que os aspectos ambientais não influenciam (motivadores, facilitadores e barreiras) a empresa na definição das operações de LR. Por meio do PSF foi possível identificar que as barreiras consideradas pelo gestor impactam mais fortemente na implementação dos processos de coleta e os fatores facilitadores contribuem mais na implementação dos processos de beneficiamento. Conclui-se que o modelo conceitual é eficiente na sua abordagem em direcionar a análise da implementação da LR no âmbito dos micro processos, evidenciando suas particularizadas. Por meio disso, a empresa pode adotar políticas de gestão por processo que tenham maior respaldo ao direcionar os recursos na mitigação das barreias.

6
  • JOSÉ MARCELO LOPES VANDERLEY
  • O TELETRABALHO E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR SERVIDORES TÉCNICO
    ADMINISTRATIVOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO DE CASTRO CORRÊA
  • GILSON LIMA DA SILVA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 22/04/2022

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  • A chegada da pandemia do Coronavírus em 2019, alterou significativamente a rotina e modo de trabalho em várias organizações devido à necessidade de isolamento social. Verifica-se que, essa alteração na rotina de trabalho pode apresentar vantagens ou desvantagens para o servidor público, também existe a possibilidade de queda de qualidade dos serviços prestados aos clientes desses serviços, dentre eles discentes, docentes e os próprios técnicos administrativos, neste contexto, o presente trabalho objetiva analisar quais as percepções dos Técnicos Administrativos em Educação com relação as vantagens e desvantagens do teletrabalho, bem como avaliar a qualidade desses serviços prestados, subsidiando assim os gestores com informações importantes com relação a organização e implantação do teletrabalho. Para isso, foram utilizados dois questionários: um entre os servidores da UFPE e outro com este mesmo público, docentes, e discentes de graduação e pós-graduação vinculados aos três campi da Universidade. Os dados foram coletados e analisados, tendo sua confiabilidade constatada através do cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. Também foram formuladas hipóteses, e realizado o Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon para verificar a veracidade destas hipóteses. A pesquisa mostrou que os clientes estão satisfeitos com a atendimento remoto, e que existem alguns itens que podem ser melhorados conforme informações coletadas no questionário SERVPERF. Com relação aos servidores. Observou-se que a maioria confirmou as vantagens e boa parte das desvantagens do teletrabalho e que gostaria de continuar com essa modalidade após o período de isolamento social, mesmo que parcialmente. Concluiu-se que de modo geral todos estão satisfeitos com o teletrabalho prestado pela UFPE.


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  • A chegada da pandemia do Coronavírus em 2019, alterou significativamente a rotina e modo de trabalho em várias organizações devido à necessidade de isolamento social. Verifica-se que, essa alteração na rotina de trabalho pode apresentar vantagens ou desvantagens para o servidor público, também existe a possibilidade de queda de qualidade dos serviços prestados aos clientes desses serviços, dentre eles discentes, docentes e os próprios técnicos administrativos, neste contexto, o presente trabalho objetiva analisar quais as percepções dos Técnicos Administrativos em Educação com relação as vantagens e desvantagens do teletrabalho, bem como avaliar a qualidade desses serviços prestados, subsidiando assim os gestores com informações importantes com relação a organização e implantação do teletrabalho. Para isso, foram utilizados dois questionários: um entre os servidores da UFPE e outro com este mesmo público, docentes, e discentes de graduação e pós-graduação vinculados aos três campi da Universidade. Os dados foram coletados e analisados, tendo sua confiabilidade constatada através do cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. Também foram formuladas hipóteses, e realizado o Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon para verificar a veracidade destas hipóteses. A pesquisa mostrou que os clientes estão satisfeitos com a atendimento remoto, e que existem alguns itens que podem ser melhorados conforme informações coletadas no questionário SERVPERF. Com relação aos servidores. Observou-se que a maioria confirmou as vantagens e boa parte das desvantagens do teletrabalho e que gostaria de continuar com essa modalidade após o período de isolamento social, mesmo que parcialmente. Concluiu-se que de modo geral todos estão satisfeitos com o teletrabalho prestado pela UFPE.

7
  • MARCOS ANDRÉ MOURA JORDÃO EMERENCIANO
  • SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING (SLP) E VISÃO COMPUTACIONAL APLICADOS A MELHORIA DE PROCESSO: UM ESTUDO PROPOSTO EM UMA INDÚSTRIA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO

  • Orientador : RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROBSON BRUNO DUTRA PEREIRA
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 13/06/2022

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  • Implementação de ferramentas tecnológicas nas indústrias brasileiras se tornou um fator de sobrevivência do negócio, competir com o atual mercado globalizado reforça a importância de melhorias constantes nos processos de produção. Uma seleção consciente da ferramenta tecnológica advinda da Industria 4.0, alinhada as necessidades estratégicas da organização gera diferencial competitivo. Este estudo apresenta uma proposta de melhoria no processo através de uma reconfiguração de Layout somado ao desenvolvimento de um sistema baseado na Visão Computacional para inspeção em tempo real de item em processamento. Aplicou-se o Systematic layout planning (SLP) para buscar junto aos interesses dos gestores da organização uma melhor configuração de arranjo físico industrial, onde o modelo indicado, Layout do tipo U de contexto híbrido à lógica do arranjo físico por Processo, foi testado por meio da Simulação Computacional e obteve ganhos de 15,38% em volume de produção semanal, alinhado a uma redução de 30,89% de WIP. Outra ferramenta proposta neste estudo foi a construção de um Sistema de Visão de Máquina, promovendo um modelo semiautônomo de julgamento em tempo real dos itens em produção, objetivando reduzir os índices de desperdício da empresa com a avaliação tardia dos lotes de produção.


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  • Implementação de ferramentas tecnológicas nas indústrias brasileiras se tornou um fator de sobrevivência do negócio, competir com o atual mercado globalizado reforça a importância de melhorias constantes nos processos de produção. Uma seleção consciente da ferramenta tecnológica advinda da Industria 4.0, alinhada as necessidades estratégicas da organização gera diferencial competitivo. Este estudo apresenta uma proposta de melhoria no processo através de uma reconfiguração de Layout somado ao desenvolvimento de um sistema baseado na Visão Computacional para inspeção em tempo real de item em processamento. Aplicou-se o Systematic layout planning (SLP) para buscar junto aos interesses dos gestores da organização uma melhor configuração de arranjo físico industrial, onde o modelo indicado, Layout do tipo U de contexto híbrido à lógica do arranjo físico por Processo, foi testado por meio da Simulação Computacional e obteve ganhos de 15,38% em volume de produção semanal, alinhado a uma redução de 30,89% de WIP. Outra ferramenta proposta neste estudo foi a construção de um Sistema de Visão de Máquina, promovendo um modelo semiautônomo de julgamento em tempo real dos itens em produção, objetivando reduzir os índices de desperdício da empresa com a avaliação tardia dos lotes de produção.

8
  • ISLOANA KARLA DE FRANÇA BARROS
  • ANÁLISE DA EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE DAS UNIDADES POLÍCIAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA SUPORTE AO PROGRAMA PACTO PELA VIDA

  • Orientador : THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO DALADIER MARQUES JÚNIOR
  • LUCIO CAMARA E SILVA
  • THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
  • Data: 15/06/2022

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  • O alto índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) no Estado de Pernambuco é uma preocupação para os gestores públicos, que buscam soluções para combater e prevenir tais crimes. O Governo Estado criou um modelo de política pública de segurança, definida como Pacto Pela Vida (PPV) e dividiu o estado em 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS). O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação utilizando o modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA), usando o método BCC entre o ano de 2019 e 2020, pretendendo investigar eventuais mudanças na eficiência técnica policial devido ao enfrentamento da pandemia COVID-19. O trabalho faz uma comparação das AIS do trabalho da Polícia Civil nos anos de 2019 e 2020, destacando classificações de eficiência e potenciais de melhoria numa perspectiva de produção usando resoluções dos crimes como principal produto dessas unidades policiais.


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  • O alto índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) no Estado de Pernambuco é uma preocupação para os gestores públicos, que buscam soluções para combater e prevenir tais crimes. O Governo Estado criou um modelo de política pública de segurança, definida como Pacto Pela Vida (PPV) e dividiu o estado em 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS). O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação utilizando o modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA), usando o método BCC entre o ano de 2019 e 2020, pretendendo investigar eventuais mudanças na eficiência técnica policial devido ao enfrentamento da pandemia COVID-19. O trabalho faz uma comparação das AIS do trabalho da Polícia Civil nos anos de 2019 e 2020, destacando classificações de eficiência e potenciais de melhoria numa perspectiva de produção usando resoluções dos crimes como principal produto dessas unidades policiais.

9
  • LAYANNE NARA PARENTE CARDOSO
  • GESTÃO DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: Uma análise sob a perspectiva de conflitos e responsabilidade compartilhada

  • Orientador : LUCIO CAMARA E SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIO CAMARA E SILVA
  • PATRÍCIA GUARNIERI DOS SANTOS
  • THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
  • Data: 17/06/2022

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  • A indústria eletroeletrônica como um todo tem enfrentado tanto os desafios inerentes à atuação em ambientes dinâmicos e que exigem altos níveis de competitividade, como aqueles característicos das boas práticas ambientais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a implementação de redes de logística reversa para vários resíduos, dentre eles os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Um dos principais pontos dessa legislação é o princípio da "responsabilidade compartilhada". Assim, identificar e compreender as interações entre as várias causas e dimensões torna-se essencial, no contexto em que surge o conflito, para determinar possíveis áreas de intervenção, bem como a concepção de abordagens e métodos adequados para a prevenção de conflitos, sua resolução e transformação. O sistema de apoio à decisão do Modelo Grafo para Resolução de Conflitos (GMCR), foi aplicado para simular a análise e resolução de um conflito real envolvendo resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A descrição do conflito foi baseada em artigos científicos publicados ao longo dos anos e selecionados para esta pesquisa. A revisão da literatura adotou o protocolo Methodi Ordinatio como base para a metodologia de exploração bibliográfica. Para realizar o mapeamento dos conflitos abordados na pesquisa foi utilizado o bibliometrix R, uma ferramenta de código aberto para pesquisa quantitativa em cientometria e bibliometria que inclui todos os principais métodos de análise bibliométrica. Logo constata-se neste contexto a 
    necessidade de acordos de comprometimento promovidos por instituições governamentais em parcerias com empresas evolvidas no processo, uma vez que foi instituído o princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos afim de determinar ações educacionais, favorecendo a eficiência nos procedimentos de recuperação da logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, possibilitando que cada um faça a sua parte amparando diversas áreas no cenário ambiental e empresarial.


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  • A indústria eletroeletrônica como um todo tem enfrentado tanto os desafios inerentes à atuação em ambientes dinâmicos e que exigem altos níveis de competitividade, como aqueles característicos das boas práticas ambientais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a implementação de redes de logística reversa para vários resíduos, dentre eles os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Um dos principais pontos dessa legislação é o princípio da "responsabilidade compartilhada". Assim, identificar e compreender as interações entre as várias causas e dimensões torna-se essencial, no contexto em que surge o conflito, para determinar possíveis áreas de intervenção, bem como a concepção de abordagens e métodos adequados para a prevenção de conflitos, sua resolução e transformação. O sistema de apoio à decisão do Modelo Grafo para Resolução de Conflitos (GMCR), foi aplicado para simular a análise e resolução de um conflito real envolvendo resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A descrição do conflito foi baseada em artigos científicos publicados ao longo dos anos e selecionados para esta pesquisa. A revisão da literatura adotou o protocolo Methodi Ordinatio como base para a metodologia de exploração bibliográfica. Para realizar o mapeamento dos conflitos abordados na pesquisa foi utilizado o bibliometrix R, uma ferramenta de código aberto para pesquisa quantitativa em cientometria e bibliometria que inclui todos os principais métodos de análise bibliométrica. Logo constata-se neste contexto a 
    necessidade de acordos de comprometimento promovidos por instituições governamentais em parcerias com empresas evolvidas no processo, uma vez que foi instituído o princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos afim de determinar ações educacionais, favorecendo a eficiência nos procedimentos de recuperação da logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, possibilitando que cada um faça a sua parte amparando diversas áreas no cenário ambiental e empresarial.

2021
Dissertações
1
  • CAMYLA FERREIRA MORENO
  • APLICAÇÃO DE UM MÉTODO COM ABORDAGEM DE CLUSTERIZAÇÃO ORDENADA EM ANÁLISE DE INVESTIMENTOS DE AÇÕES: Um estudo de caso no setor bancário nacional

  • Orientador : LUCIMARIO GOIS DE OLIVEIRA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE LEAO E SILVA FILHO
  • LUCIMARIO GOIS DE OLIVEIRA SILVA
  • THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
  • Data: 18/06/2021

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  • Os investidores podem utilizar diferentes mecanismos para auxiliar no processo de investimentos de ações, dentre estes está a análise de indicadores fundamentalistas. Onde, através dos demonstrativos financeiros, permite que as condições financeiras e os resultados operacionais sejam interpretados, de forma que, o retorno esperado do capital aplicado seja condizente com o risco assumido. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo a aplicação de um método de apoio à decisão em investimentos de ações no setor bancário brasileiro sob a perspectiva de clusterização ordenada, considerando aspectos subjetivos e indicadores fundamentalistas, almejando a obtenção de um retorno positivo. Após a realização de uma revisão da literatura foram selecionados os 12 indicadores fundamentalistas mais utilizados nos últimos anos para análise de ações no setor bancário, distribuídos nas áreas de mercado, liquidez e solvência, rentabilidade, análise de capital e tamanho. Os indicadores para os 17 bancos analisados foram coletados e calculados a partir dos balanços patrimoniais e demonstrações de resultado de exercício, no ano de 2019. A pesquisa utilizou o método multicritério com abordagem de clusterização ordenada, no qual, para a obtenção das preferências do decisor foi realizada a aplicação de um questionário estruturado. De posse das informações, foram calculados os pesos dos critérios por meio do Fuzzy Analytic Network Process, logo após foi aplicado o algoritmo para diferentes partições ordenadas de k clusters e realizado um comparativo entre os resultados obtidos com a aplicação do método o e o algoritmo k-means. A partir dos resultados foi percebido que a obtenção dos clusters de forma ordenada fornece, além da possibilidade de realizar uma análise segundo o desempenho dos bancos, a incorporação das preferências do decisor, apresentando de resultados customizados. A utilização deste apresentou vantagens quando comparado ao algoritmo k-means. Dessa forma, o método pode auxiliar na alocação de capital nas empresas de forma mais direcionada e assertiva. A pesquisa apresenta ainda contribuições científicas, pois apesar do aumento do interesse em investimentos na bolsa de valores, foram encontradas poucos estudos que analisaram o investimento em ações em bancos, devido este apresentar algumas particularidades.


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  • Os investidores podem utilizar diferentes mecanismos para auxiliar no processo de investimentos de ações, dentre estes está a análise de indicadores fundamentalistas. Onde, através dos demonstrativos financeiros, permite que as condições financeiras e os resultados operacionais sejam interpretados, de forma que, o retorno esperado do capital aplicado seja condizente com o risco assumido. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo a aplicação de um método de apoio à decisão em investimentos de ações no setor bancário brasileiro sob a perspectiva de clusterização ordenada, considerando aspectos subjetivos e indicadores fundamentalistas, almejando a obtenção de um retorno positivo. Após a realização de uma revisão da literatura foram selecionados os 12 indicadores fundamentalistas mais utilizados nos últimos anos para análise de ações no setor bancário, distribuídos nas áreas de mercado, liquidez e solvência, rentabilidade, análise de capital e tamanho. Os indicadores para os 17 bancos analisados foram coletados e calculados a partir dos balanços patrimoniais e demonstrações de resultado de exercício, no ano de 2019. A pesquisa utilizou o método multicritério com abordagem de clusterização ordenada, no qual, para a obtenção das preferências do decisor foi realizada a aplicação de um questionário estruturado. De posse das informações, foram calculados os pesos dos critérios por meio do Fuzzy Analytic Network Process, logo após foi aplicado o algoritmo para diferentes partições ordenadas de k clusters e realizado um comparativo entre os resultados obtidos com a aplicação do método o e o algoritmo k-means. A partir dos resultados foi percebido que a obtenção dos clusters de forma ordenada fornece, além da possibilidade de realizar uma análise segundo o desempenho dos bancos, a incorporação das preferências do decisor, apresentando de resultados customizados. A utilização deste apresentou vantagens quando comparado ao algoritmo k-means. Dessa forma, o método pode auxiliar na alocação de capital nas empresas de forma mais direcionada e assertiva. A pesquisa apresenta ainda contribuições científicas, pois apesar do aumento do interesse em investimentos na bolsa de valores, foram encontradas poucos estudos que analisaram o investimento em ações em bancos, devido este apresentar algumas particularidades.

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  • JANE KELLY BARBOSA DE ALMEIDA
  • VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE ENGRENAGENS

  • Orientador : RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROBERTO ZANETTI FREIRE
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 05/07/2021

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  • Este trabalho utiliza métodos de processamento de imagens digitais para a detecção de defeitos em engrenagens de dentes retos através de técnicas de visão computacional integradas com algoritmos de inteligência artificial. O desgaste progressivo de peças rotativas como engrenagens é um problema recorrente, principalmente para sistemas de produção cada vez mais sensíveis as variações destes componentes. A metodologia desta pesquisa propõe três abordagens para identificação de desgastes em engrenagens de dentes retos. A metodologia proposta é de baixo custo, baseada na construção de um banco de dados de imagens capturadas por câmera endoscópica instalada em uma bancada experimental de um sistema de engrenamento com acionamento e controle eletrônico. Detectar e acompanhar o avanço do desgaste dos dentes das engrenagens é um fator importante para determinar o momento ideal da ação preventiva. As imagens coletadas através do experimento foram selecionadas e pré-processadas, para redimensionar e alterar a cor, em seguida, foram armazenadas em um novo banco de dados. Foi utilizado os algoritmos Detecção de bordas, Rede Neural Convulacional (CNN) e extração de recurso de Matriz de Co-ocorrência de Níveis de Cinza (GLCM) para detectar o desgaste em destes de engrenagem. Uma análise comparativa entre o resultado alcançado com os algoritmos e método tradicional de medição alcançaram acurácia de 85% para detecção de bordas e 91,67% para classificação do desgaste com redes neurais convulacionais. Desta forma através dos resultados experimentais obtidos o método se mostra uma alternativa eficaz e de baixo custo para inspeção e detecção de desgastes de dentes de engrenagens com defeito. Palavras-chaves: engrenagem, imagem, visão computacional, desgaste, aprendizado de máquina.


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  • Este trabalho utiliza métodos de processamento de imagens digitais para a detecção de defeitos em engrenagens de dentes retos através de técnicas de visão computacional integradas com algoritmos de inteligência artificial. O desgaste progressivo de peças rotativas como engrenagens é um problema recorrente, principalmente para sistemas de produção cada vez mais sensíveis as variações destes componentes. A metodologia desta pesquisa propõe três abordagens para identificação de desgastes em engrenagens de dentes retos. A metodologia proposta é de baixo custo, baseada na construção de um banco de dados de imagens capturadas por câmera endoscópica instalada em uma bancada experimental de um sistema de engrenamento com acionamento e controle eletrônico. Detectar e acompanhar o avanço do desgaste dos dentes das engrenagens é um fator importante para determinar o momento ideal da ação preventiva. As imagens coletadas através do experimento foram selecionadas e pré-processadas, para redimensionar e alterar a cor, em seguida, foram armazenadas em um novo banco de dados. Foi utilizado os algoritmos Detecção de bordas, Rede Neural Convulacional (CNN) e extração de recurso de Matriz de Co-ocorrência de Níveis de Cinza (GLCM) para detectar o desgaste em destes de engrenagem. Uma análise comparativa entre o resultado alcançado com os algoritmos e método tradicional de medição alcançaram acurácia de 85% para detecção de bordas e 91,67% para classificação do desgaste com redes neurais convulacionais. Desta forma através dos resultados experimentais obtidos o método se mostra uma alternativa eficaz e de baixo custo para inspeção e detecção de desgastes de dentes de engrenagens com defeito. Palavras-chaves: engrenagem, imagem, visão computacional, desgaste, aprendizado de máquina.

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  • BÁRBARA TENÓRIO DE HOLANDA SANTOS
  • AVALIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS COM RELAÇÃO À SEGURANÇA PÚBLICA – UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO

  • Orientador : ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
  • KATARINA TATIANA NARQUES SANTIAGO
  • MAISA MENDONCA SILVA
  • Data: 14/07/2021

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  • Apresenta-se ao conhecimento público, que ao passar dos últimos anos, houve um crescimento considerável dos investimentos para tratar a criminalidade no Brasil. De acordo com dados do 13º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os gastos com segurança pública totalizaram aos cofres do governo custos em torno de 91,2 bilhões de reais somente em 2018. No entanto, os indicadores criminais apontam para um cenário que amedronta a população e preocupa os gestores responsáveis por combater a violência e a criminalidade. A região Nordeste do país, por sua vez, chama atenção por alavancar esses indicadores, ocupando as primeiras posições entre os estados da federação quando se refere a crimes contra a vida. O estado de Pernambuco segue a mesma tendência, apesar dos investimentos bilionários em segurança pública, nos últimos cinco anos testemunha picos em suas taxas e apresenta aumento em diversos indicadores de violência. Tais fatos, levaram Pernambuco a ocupar o 4º lugar no ranking brasileiro de mortes violentas intencionais, segundo os dados divulgados pelo 12º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tal cenário pode estar atrelado a falhas na alocação dos recursos públicos, ineficiência na implementação de políticas públicas de segurança adequada e a falta de metodologias de suporte à decisão. Também, soma-se o desafio de se definir métodos mais eficazes que os auxiliem a implementar ações com base nos diferentes perfis criminais das regiões. Deste modo, esse estudo apresenta um modelo de apoio à decisão com múltiplos critérios para classificar os municípios do estado de Pernambuco em categorias, de acordo as suas características criminais, buscando assim, junto a expertise de um especialista em segurança pública, exemplificar ações para atenuar os problemas causados devido aos fenômenos criminais. Para estruturação do problema, é necessário a definição de parâmetros, como conjunto de alternativas, critérios e categorias, que são predefinidas e não ordenadas. O modelo, utiliza uma matriz de avaliação que permite a interação entre as alternativas e os critérios, maximiza a função valor da alocação de cada alternativa e realiza a classificação nominal para todas as alternativas. Com a aplicação do modelo são recomendadas estratégias de segurança para cada categoria definida. Dessa forma, os resultados obtidos mostram que o modelo é capaz de fornecer suporte aos decisores, de maneira a facilitar o entendimento sobre as particularidades, o comportamento e o potencial do crime nas diferentes regiões, além de fornecer um novo olhar para manutenção das portarias de defesa social e segurança do estado. Evidenciando que o crime é multicausal, portanto, seu controle não é trivial, urgindo ao estado, criar mecanismos e ferramentas que auxiliem no combate à violência, objetivando a aplicação de medidas para prevenção e controle da criminalidade.


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  • Apresenta-se ao conhecimento público, que ao passar dos últimos anos, houve um crescimento considerável dos investimentos para tratar a criminalidade no Brasil. De acordo com dados do 13º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os gastos com segurança pública totalizaram aos cofres do governo custos em torno de 91,2 bilhões de reais somente em 2018. No entanto, os indicadores criminais apontam para um cenário que amedronta a população e preocupa os gestores responsáveis por combater a violência e a criminalidade. A região Nordeste do país, por sua vez, chama atenção por alavancar esses indicadores, ocupando as primeiras posições entre os estados da federação quando se refere a crimes contra a vida. O estado de Pernambuco segue a mesma tendência, apesar dos investimentos bilionários em segurança pública, nos últimos cinco anos testemunha picos em suas taxas e apresenta aumento em diversos indicadores de violência. Tais fatos, levaram Pernambuco a ocupar o 4º lugar no ranking brasileiro de mortes violentas intencionais, segundo os dados divulgados pelo 12º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tal cenário pode estar atrelado a falhas na alocação dos recursos públicos, ineficiência na implementação de políticas públicas de segurança adequada e a falta de metodologias de suporte à decisão. Também, soma-se o desafio de se definir métodos mais eficazes que os auxiliem a implementar ações com base nos diferentes perfis criminais das regiões. Deste modo, esse estudo apresenta um modelo de apoio à decisão com múltiplos critérios para classificar os municípios do estado de Pernambuco em categorias, de acordo as suas características criminais, buscando assim, junto a expertise de um especialista em segurança pública, exemplificar ações para atenuar os problemas causados devido aos fenômenos criminais. Para estruturação do problema, é necessário a definição de parâmetros, como conjunto de alternativas, critérios e categorias, que são predefinidas e não ordenadas. O modelo, utiliza uma matriz de avaliação que permite a interação entre as alternativas e os critérios, maximiza a função valor da alocação de cada alternativa e realiza a classificação nominal para todas as alternativas. Com a aplicação do modelo são recomendadas estratégias de segurança para cada categoria definida. Dessa forma, os resultados obtidos mostram que o modelo é capaz de fornecer suporte aos decisores, de maneira a facilitar o entendimento sobre as particularidades, o comportamento e o potencial do crime nas diferentes regiões, além de fornecer um novo olhar para manutenção das portarias de defesa social e segurança do estado. Evidenciando que o crime é multicausal, portanto, seu controle não é trivial, urgindo ao estado, criar mecanismos e ferramentas que auxiliem no combate à violência, objetivando a aplicação de medidas para prevenção e controle da criminalidade.

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  • MARIA DO LIVRAMENTO MAMEDE BEZERRA
  • MODELO ARIMA PARA PREVISÃO DE GERAÇÃO DE CHUMBO SECUNDÁRIO A PARTIR DE BATERIAS DE MOTOCICLETAS NO BRASIL

  • Orientador : MAISA MENDONCA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAISA MENDONCA SILVA
  • SIMONE MACHADO SANTOS
  • THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
  • Data: 20/07/2021

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  • Na atualidade o consumo desenfreado dos recursos naturais aumenta a emissão de resíduos poluentes no planeta e evidencia a escassez de recursos. Em se tratando especificamente de chumbo, o Brasil, por sua vez, não produz chumbo primário, tendo a necessidade de importar 47% desse material para a utilização na produção industrial. Dessa forma, se torna imprescindível a reciclagem de chumbo, sobretudo no que tange à fabricação de baterias automotivas. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo realizar a previsão do potencial de recuperação de chumbo secundário de baterias de motocicletas no Brasil, uma vez que, é considerado a segunda maior categoria de automóveis no país, de modo a proporcionar estratégias para a tomada de decisão e a mitigação do impacto global desse resíduo no meio ambiente. Para tal, aplicou-se um modelo de previsão alicerçado na metodologia ARIMA, com dados de entradas retirados de plataformas setoriais brasileiras. Os resultados, demonstraram que: a) pelo menos 1% das baterias coletadas tem destino desconhecido ou inadequado; b) o processo de reciclagem tem uma ineficácia de 4,5% de perda de chumbo; c) as previsões da quantidade de chumbo secundário obtidas pelo modelo de previsão foram de 89.972.842,08 milhões de toneladas entre 2021 a 2030. Além disso, realizou-se uma análise acerca da importância do chumbo secundário para a economia e os perigos da reciclagem ilegal. Portanto, o estudo poderá auxiliar em diversas alternativas para o gerenciamento adequado da coleta, descarte e reciclagem de chumbo, fornecendo ao governo brasileiro direção para desenvolvimento de novas políticas relacionadas a reciclagem de chumbo.


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  • Na atualidade o consumo desenfreado dos recursos naturais aumenta a emissão de resíduos poluentes no planeta e evidencia a escassez de recursos. Em se tratando especificamente de chumbo, o Brasil, por sua vez, não produz chumbo primário, tendo a necessidade de importar 47% desse material para a utilização na produção industrial. Dessa forma, se torna imprescindível a reciclagem de chumbo, sobretudo no que tange à fabricação de baterias automotivas. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo realizar a previsão do potencial de recuperação de chumbo secundário de baterias de motocicletas no Brasil, uma vez que, é considerado a segunda maior categoria de automóveis no país, de modo a proporcionar estratégias para a tomada de decisão e a mitigação do impacto global desse resíduo no meio ambiente. Para tal, aplicou-se um modelo de previsão alicerçado na metodologia ARIMA, com dados de entradas retirados de plataformas setoriais brasileiras. Os resultados, demonstraram que: a) pelo menos 1% das baterias coletadas tem destino desconhecido ou inadequado; b) o processo de reciclagem tem uma ineficácia de 4,5% de perda de chumbo; c) as previsões da quantidade de chumbo secundário obtidas pelo modelo de previsão foram de 89.972.842,08 milhões de toneladas entre 2021 a 2030. Além disso, realizou-se uma análise acerca da importância do chumbo secundário para a economia e os perigos da reciclagem ilegal. Portanto, o estudo poderá auxiliar em diversas alternativas para o gerenciamento adequado da coleta, descarte e reciclagem de chumbo, fornecendo ao governo brasileiro direção para desenvolvimento de novas políticas relacionadas a reciclagem de chumbo.

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  • GEISIANE BARBARA INACIO DOS SANTOS
  • MODELO DE DECISÃO PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES CONSIDERANDO A OTIMIZAÇÃO DO RETORNO GLOBAL DA CADEIA DE SUPRIMENTO PARA O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE LATICÍNIOS DE PERNAMBUCO

  • Orientador : THALLES VITELLI GARCEZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • THALLES VITELLI GARCEZ
  • THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
  • Data: 19/08/2021

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  • Nos últimos anos o Brasil registrou aumento da produção de leite de acordo com a análise dos indicadores dos dois últimos levantamentos censitários do país. No Estado de Pernambuco, conhecido como bacia leiteira, o Agreste Meridional, onde encontra-se o Arranjo Produtivo Local (APL) de laticínios, tem como base econômica a pecuária leiteira, apresentando uma das principais cadeias produtivas da região com a produção de leite e derivados de forma artesanal e industrial. A maioria das empresas pernambucanas de laticínios se caracterizam por pequenos e médios produtores de leite, muitas dessas são empresas familiares. Dentro da cadeia de suprimentos pode-se destacar a cadeia imediata, formada pelos fornecedores e clientes imediatos, responsável pelo fornecimento de matérias primas para as operações/produções. Na cadeia imediata de suprimentos, existem diversos problemas de decisão, tais como: seleção de fornecedor, alocação de pedidos, atendimento da demanda, etc. O processo de seleção de fornecedores sempre recebera maior atenção, devido a necessidade de comprometimento entre o comprador e o fornecedor. Logo, na literatura são encontrados diversos trabalhos sobre seleção de fornecedores, considerando um comprador e múltiplos fornecedores e até mesmo trabalhos sobre seleção de compradores, sendo assim, a proposta do modelo deste estudo é uma contribuição para a literatura no sentido de trabalhar de forma conjunta, levando em consideração o ponto de vista do comprador e fornecedor simultaneamente, mas especificadamente um cluster formado por múltiplos fornecedores e múltiplos compradores. Dessa maneira, este trabalho propõe um modelo colaborativo de otimização global da cadeia imediata de suprimento, na qual existe múltiplos compradores e fornecedores, considerando a abordagem multicritério, para determinar a quantidade de insumo a ser comprada/vendida entre cada comprador e fornecedor (alocação de pedido), de forma a maximizar as funções valor multiatributo consideradas individualmente por cada ator do processo de decisão. Para maximizar todas as funções valor multiatributo tanto dos compradores como dos fornecedores, construiu-se uma função multiobjetivo de critério global usando o método de aglutinação através do Compromise Programming (CP). Posteriormente, foi realizado um estudo de caso em um cluster composto por 4 compradores e 5 fornecedores, no APL de laticínios do estado de Pernambuco para demonstrar a aplicabilidade do modelo proposto. Como resultados foram encontrados: a necessidade de um bom relacionamento entre os membros da cadeia imediata de suprimento, e observado que a venda para compradores externos foi apenas do excesso de capacidade de produção de leite, permitindo visualizar novas oportunidades para o aumento da demanda dos compradores. Além disso, fez-se uma análise de sensibilidade através da variação da porcentagem de equidade entre o desempenho dos participantes mostrando a sua importância. Para finalizar uma análise gerencial foi realizada com o intuito de investigar as possíveis melhorias que poderiam ser feitas por parte dos membros da cadeia imediata, visando o ganho mútuo entre os membros bem como o crescimento no mercado.


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  • Nos últimos anos o Brasil registrou aumento da produção de leite de acordo com a análise dos indicadores dos dois últimos levantamentos censitários do país. No Estado de Pernambuco, conhecido como bacia leiteira, o Agreste Meridional, onde encontra-se o Arranjo Produtivo Local (APL) de laticínios, tem como base econômica a pecuária leiteira, apresentando uma das principais cadeias produtivas da região com a produção de leite e derivados de forma artesanal e industrial. A maioria das empresas pernambucanas de laticínios se caracterizam por pequenos e médios produtores de leite, muitas dessas são empresas familiares. Dentro da cadeia de suprimentos pode-se destacar a cadeia imediata, formada pelos fornecedores e clientes imediatos, responsável pelo fornecimento de matérias primas para as operações/produções. Na cadeia imediata de suprimentos, existem diversos problemas de decisão, tais como: seleção de fornecedor, alocação de pedidos, atendimento da demanda, etc. O processo de seleção de fornecedores sempre recebera maior atenção, devido a necessidade de comprometimento entre o comprador e o fornecedor. Logo, na literatura são encontrados diversos trabalhos sobre seleção de fornecedores, considerando um comprador e múltiplos fornecedores e até mesmo trabalhos sobre seleção de compradores, sendo assim, a proposta do modelo deste estudo é uma contribuição para a literatura no sentido de trabalhar de forma conjunta, levando em consideração o ponto de vista do comprador e fornecedor simultaneamente, mas especificadamente um cluster formado por múltiplos fornecedores e múltiplos compradores. Dessa maneira, este trabalho propõe um modelo colaborativo de otimização global da cadeia imediata de suprimento, na qual existe múltiplos compradores e fornecedores, considerando a abordagem multicritério, para determinar a quantidade de insumo a ser comprada/vendida entre cada comprador e fornecedor (alocação de pedido), de forma a maximizar as funções valor multiatributo consideradas individualmente por cada ator do processo de decisão. Para maximizar todas as funções valor multiatributo tanto dos compradores como dos fornecedores, construiu-se uma função multiobjetivo de critério global usando o método de aglutinação através do Compromise Programming (CP). Posteriormente, foi realizado um estudo de caso em um cluster composto por 4 compradores e 5 fornecedores, no APL de laticínios do estado de Pernambuco para demonstrar a aplicabilidade do modelo proposto. Como resultados foram encontrados: a necessidade de um bom relacionamento entre os membros da cadeia imediata de suprimento, e observado que a venda para compradores externos foi apenas do excesso de capacidade de produção de leite, permitindo visualizar novas oportunidades para o aumento da demanda dos compradores. Além disso, fez-se uma análise de sensibilidade através da variação da porcentagem de equidade entre o desempenho dos participantes mostrando a sua importância. Para finalizar uma análise gerencial foi realizada com o intuito de investigar as possíveis melhorias que poderiam ser feitas por parte dos membros da cadeia imediata, visando o ganho mútuo entre os membros bem como o crescimento no mercado.

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  • JOYCE DANIELLE DE ARAÚJO
  • PROPOSIÇÃO DE POLÍTICA DE REPARO IMPERFEITO BAYESIANO CONSIDERANDO ALARP

  • Orientador : RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAICO RORIS SEVERINO
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 25/08/2021

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  • A segurança dos sistemas está diretamente relacionada com as ações de manutenção, por isso, a literatura aponta para a necessidade de estudos de otimização de manutenção que englobem além da análise custo-benefício, ao apresentar trabalhos que introduzem restrições de segurança e critérios de aceitação do princípio ALARP em políticas de reparo perfeito. Todavia, as atividades de manutenção nem sempre restauram os equipamentos a um estado tão bom quanto novo, manutenções imperfeitas podem ocorrer por diversos fatores de ordem tecnológica, metodológica ou humana. Assim, este trabalho propõe um modelo de substituição por idade baseado em reparo imperfeito bayesiano com implementação do princípio As Low As Reasonably Practicable (ALARP), em combinação com critérios de aceitação de risco. A política incorpora o caso em que a falha pode ser minimamente ou perfeitamente reparada com probabilidades aleatórias, devido às diferentes habilidades dos integrantes das equipes de manutenção. O modelo proposto neste estudo engloba a otimização de manutenção e o gerenciamento de risco, uma vez que a finalidade é determinar a idade de substituição que minimiza o custo esperado de longo prazo por unidade de tempo, de forma que o índice de risco atenda aos critérios de aceitação de risco do ALARP. Exemplos numéricos são realizados para ilustrar o modelo proposto e analisar o impacto da qualidade da ação de manutenção no ALARP. O modelo abordou situações com e sem o uso do fator de desproporção no ALARP, bem como o caso do horizonte infinito e o caso de um ciclo de substituição. Os resultados mostram que a consideração do reparo imperfeito acarreta o aumento dos custos de substituição e diminuição da idade ótima de substituição quando comparado ao reparo perfeito. De maneira similar, o aumento do fator de desproporção aumenta os custos de manutenção do sistema, o que ocasiona a necessidade de diminuir a idade ótima de substituição dos equipamentos para conservar a segurança e confiabilidade do sistema. 


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  • A segurança dos sistemas está diretamente relacionada com as ações de manutenção, por isso, a literatura aponta para a necessidade de estudos de otimização de manutenção que englobem além da análise custo-benefício, ao apresentar trabalhos que introduzem restrições de segurança e critérios de aceitação do princípio ALARP em políticas de reparo perfeito. Todavia, as atividades de manutenção nem sempre restauram os equipamentos a um estado tão bom quanto novo, manutenções imperfeitas podem ocorrer por diversos fatores de ordem tecnológica, metodológica ou humana. Assim, este trabalho propõe um modelo de substituição por idade baseado em reparo imperfeito bayesiano com implementação do princípio As Low As Reasonably Practicable (ALARP), em combinação com critérios de aceitação de risco. A política incorpora o caso em que a falha pode ser minimamente ou perfeitamente reparada com probabilidades aleatórias, devido às diferentes habilidades dos integrantes das equipes de manutenção. O modelo proposto neste estudo engloba a otimização de manutenção e o gerenciamento de risco, uma vez que a finalidade é determinar a idade de substituição que minimiza o custo esperado de longo prazo por unidade de tempo, de forma que o índice de risco atenda aos critérios de aceitação de risco do ALARP. Exemplos numéricos são realizados para ilustrar o modelo proposto e analisar o impacto da qualidade da ação de manutenção no ALARP. O modelo abordou situações com e sem o uso do fator de desproporção no ALARP, bem como o caso do horizonte infinito e o caso de um ciclo de substituição. Os resultados mostram que a consideração do reparo imperfeito acarreta o aumento dos custos de substituição e diminuição da idade ótima de substituição quando comparado ao reparo perfeito. De maneira similar, o aumento do fator de desproporção aumenta os custos de manutenção do sistema, o que ocasiona a necessidade de diminuir a idade ótima de substituição dos equipamentos para conservar a segurança e confiabilidade do sistema. 

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  • LIVIA SOARES MALTA
  • MODELO DE DECISÃO BASEADO NA TEORIA DA UTILIDADE ESPERADA PARA GESTÃO DE ESTOQUES DE DEMANDA SAZONAL

  • Orientador : ISAAC PERGHER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIEGO AUGUSTO DE JESUS PACHECO
  • ISAAC PERGHER
  • MARCELO HAZIN ALENCAR
  • Data: 24/09/2021

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  • A gestão dos estoques, baseada no modelo clássico do vendedor de jornais, assume o
    descarte do estoque remanescente somente no final do período de vendas, o que pode gerar
    perdas no lucro devido ao baixo valor do salvage price. No entanto, nos últimos anos surgiu a
    possibilidade de vender o estoque remanescente para outro tipo de varejista categorizado como
    varejista off-price, antes que o produto se torne totalmente obsoleto. Assumindo que um
    varejista (decisor) recebe/produz uma quantidade de 𝑄 itens antes de iniciar a temporada de
    vendas, esse decisor terá a opção de vender 𝑞 unidades do estoque remanescente para o varejista
    off-price. Diante do exposto, este estudo propõe o uso da teoria da utilidade esperada para
    incorporar as consequências sobre o lucro causados pela incerteza da demanda na definição do
    vetor de decisão [𝑄, 𝑞] conforme o perfil de risco (aversão, neutro ou propenso ao risco) do
    decisor no contexto do problema do vendedor de jornais. Nesse contexto, o objetivo é definir a
    quantidade 𝑄 que deve ser solicitada ao fabricante (ou produzida) e a quantidade 𝑞 que servirá
    como um indicador de início no processo de negociação com varejistas do tipo off-price. O
    perfil de risco do decisor será avaliado sobre as possíveis consequências causadas pela falta ou
    excesso de estoques sobre o critério do lucro esperado. Deste modo, será necessário que o
    decisor monitore, continuamente, o comportamento do estoque ao longo da temporada de
    vendas, pois no momento em que o estoque alcançar o nível projetado 𝑞, deve-se contatar um
    ou mais varejistas off-price e destinar esse estoque remanescente. Para apresentar a utilidade
    prática do modelo proposto nesta dissertação é executada uma aplicação numérica. Os
    resultados mostram que, o modelo proposto pode ser robusto em questões de decisões
    gerenciais, proporcionando ao decisor uma maneira para que consiga atender a demanda do
    mercado sem ter prejuízos com excesso de estoque. Ressalta-se ainda, o impacto econômico do
    modelo, já que pode gerar estimativa de venda para o varejista off-price antes de encerrar a
    temporada de vendas, impactando no lucro, que consequentemente está ligado a
    sustentabilidade da empresa no longo prazo. Além disso, a partir da aplicação prática do
    modelo, mostrou-se que tamanho do lote e as mudanças nos parâmetros do modelo influenciam
    o comportamento do decisor.


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  • A gestão dos estoques, baseada no modelo clássico do vendedor de jornais, assume o
    descarte do estoque remanescente somente no final do período de vendas, o que pode gerar
    perdas no lucro devido ao baixo valor do salvage price. No entanto, nos últimos anos surgiu a
    possibilidade de vender o estoque remanescente para outro tipo de varejista categorizado como
    varejista off-price, antes que o produto se torne totalmente obsoleto. Assumindo que um
    varejista (decisor) recebe/produz uma quantidade de 𝑄 itens antes de iniciar a temporada de
    vendas, esse decisor terá a opção de vender 𝑞 unidades do estoque remanescente para o varejista
    off-price. Diante do exposto, este estudo propõe o uso da teoria da utilidade esperada para
    incorporar as consequências sobre o lucro causados pela incerteza da demanda na definição do
    vetor de decisão [𝑄, 𝑞] conforme o perfil de risco (aversão, neutro ou propenso ao risco) do
    decisor no contexto do problema do vendedor de jornais. Nesse contexto, o objetivo é definir a
    quantidade 𝑄 que deve ser solicitada ao fabricante (ou produzida) e a quantidade 𝑞 que servirá
    como um indicador de início no processo de negociação com varejistas do tipo off-price. O
    perfil de risco do decisor será avaliado sobre as possíveis consequências causadas pela falta ou
    excesso de estoques sobre o critério do lucro esperado. Deste modo, será necessário que o
    decisor monitore, continuamente, o comportamento do estoque ao longo da temporada de
    vendas, pois no momento em que o estoque alcançar o nível projetado 𝑞, deve-se contatar um
    ou mais varejistas off-price e destinar esse estoque remanescente. Para apresentar a utilidade
    prática do modelo proposto nesta dissertação é executada uma aplicação numérica. Os
    resultados mostram que, o modelo proposto pode ser robusto em questões de decisões
    gerenciais, proporcionando ao decisor uma maneira para que consiga atender a demanda do
    mercado sem ter prejuízos com excesso de estoque. Ressalta-se ainda, o impacto econômico do
    modelo, já que pode gerar estimativa de venda para o varejista off-price antes de encerrar a
    temporada de vendas, impactando no lucro, que consequentemente está ligado a
    sustentabilidade da empresa no longo prazo. Além disso, a partir da aplicação prática do
    modelo, mostrou-se que tamanho do lote e as mudanças nos parâmetros do modelo influenciam
    o comportamento do decisor.

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  • TARGIELI DOS SANTOS SOARES
  • APLICAÇÃO DA ABORDAGEM HÍBRIDA GREY-DEMATEL PARA IDENTIFICAR E ANALISAR AS BARREIRAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS POR ELVs NO BRASIL

  • Orientador : MAISA MENDONCA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAO PINTO CABRAL NETO
  • MAISA MENDONCA SILVA
  • THALLES VITELLI GARCEZ
  • Data: 01/10/2021

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  • Diante da alta demanda por automóveis, a indústria automobilística captura uma certa atenção quanto ao tratamento de Veículos em Final de Vida (ELV). Por possuírem inúmeros componentes e materiais tornam-se uma boa fonte secundária de novos insumos, quando esses são recuperados de maneira adequada, proporcionando dessa forma uma economia circular. No entanto, países em desenvolvimento como o Brasil indicam um certo retardo quanto ao gerenciamento desses veículos, pois não há um direcionamento nem tão pouco regulamentações que impulsionem a implantação dessa indústria de recuperação. Diante desse cenário, o presente estudo tem o propósito de identificar e analisar as barreiras que influenciam na implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos gerados por ELVs no Brasil. Isto posto, foi realizada inicialmente uma revisão sistemática da literatura para identificação das categorias e das barreiras, em seguida uma etapa de refinamento e validação foi realizada por dois especialistas que resultou no conjunto de 16 barreiras. Prosseguindo, foi utilizada a abordagem híbrida de apoio a tomada de decisão Grey-DEMATEL para analisar as barreiras mais influentes do sistema, classificando-as nos clusters causais e efeito. Essa metodologia permite analisar modelos estruturais complexos que envolvem relacionamento de causas e de efeitos entre os fatores críticos, e a agregação com os Números Grey torna-se a solução mais robusta, pois é apropriada para resolver problemas que envolvem incertezas. Os questionários requeridos pelo Grey-DEMATEL foram respondidos por especialistas representantes de quatro perspectivas, a saber: organizacional, ambiental, acadêmica e governamental. Para cada uma dessas esferas, foi aplicado o método híbrido Grey-DEMATEL, e adquiridas as barreiras causais e secundárias sob a ótica de cada especialista, assim como o as barreiras mais relevantes. Além disso, foi conduzida uma análise sob a perspectiva global por meio da agregação das quatro opiniões dos especialistas, e notou-se que ausência de Legislação específica para a gestão de ELVs (B8) foi classificada como a barreira que impacta mais consideravelmente a implementação do sistema de gestão de ELVs. Essa agregação, conseguiu refletir bem os julgamentos individuais dos especialistas. Para ampliar a contribuição desse trabalho, foram propostas algumas estratégias de mitigação para apoiar as partes interessadas na solução dessa problemática. Vários são os benefícios para a economia brasileira, mas sem dúvida a principal contribuição dessa operação reversa é viabilizar a reutilização de materiais e inibir danos ao meio ambiente. Por outro lado, a gestão dos ELVs não se trata somente de uma prioridade ambiental, mas também de uma questão econômica altamente lucrativa, isso se deve à economia de materiais e energia e todos os resultados que a reciclagem, pode proporcionar.


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  • Diante da alta demanda por automóveis, a indústria automobilística captura uma certa atenção quanto ao tratamento de Veículos em Final de Vida (ELV). Por possuírem inúmeros componentes e materiais tornam-se uma boa fonte secundária de novos insumos, quando esses são recuperados de maneira adequada, proporcionando dessa forma uma economia circular. No entanto, países em desenvolvimento como o Brasil indicam um certo retardo quanto ao gerenciamento desses veículos, pois não há um direcionamento nem tão pouco regulamentações que impulsionem a implantação dessa indústria de recuperação. Diante desse cenário, o presente estudo tem o propósito de identificar e analisar as barreiras que influenciam na implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos gerados por ELVs no Brasil. Isto posto, foi realizada inicialmente uma revisão sistemática da literatura para identificação das categorias e das barreiras, em seguida uma etapa de refinamento e validação foi realizada por dois especialistas que resultou no conjunto de 16 barreiras. Prosseguindo, foi utilizada a abordagem híbrida de apoio a tomada de decisão Grey-DEMATEL para analisar as barreiras mais influentes do sistema, classificando-as nos clusters causais e efeito. Essa metodologia permite analisar modelos estruturais complexos que envolvem relacionamento de causas e de efeitos entre os fatores críticos, e a agregação com os Números Grey torna-se a solução mais robusta, pois é apropriada para resolver problemas que envolvem incertezas. Os questionários requeridos pelo Grey-DEMATEL foram respondidos por especialistas representantes de quatro perspectivas, a saber: organizacional, ambiental, acadêmica e governamental. Para cada uma dessas esferas, foi aplicado o método híbrido Grey-DEMATEL, e adquiridas as barreiras causais e secundárias sob a ótica de cada especialista, assim como o as barreiras mais relevantes. Além disso, foi conduzida uma análise sob a perspectiva global por meio da agregação das quatro opiniões dos especialistas, e notou-se que ausência de Legislação específica para a gestão de ELVs (B8) foi classificada como a barreira que impacta mais consideravelmente a implementação do sistema de gestão de ELVs. Essa agregação, conseguiu refletir bem os julgamentos individuais dos especialistas. Para ampliar a contribuição desse trabalho, foram propostas algumas estratégias de mitigação para apoiar as partes interessadas na solução dessa problemática. Vários são os benefícios para a economia brasileira, mas sem dúvida a principal contribuição dessa operação reversa é viabilizar a reutilização de materiais e inibir danos ao meio ambiente. Por outro lado, a gestão dos ELVs não se trata somente de uma prioridade ambiental, mas também de uma questão econômica altamente lucrativa, isso se deve à economia de materiais e energia e todos os resultados que a reciclagem, pode proporcionar.

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  • NICOLAS LENNICK BOMFIM DE ALBUQUERQUE
  • GERENCIAMENTO DE RISCOS EM DESASTRES NATURAIS: modelos de decisão multicritério e baseado em agente para gestão emergencial de inundações

  • Orientador : MARCELO HAZIN ALENCAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELO HAZIN ALENCAR
  • MISCHEL CARMEN NEYRA BELDERRAIN
  • THALLES VITELLI GARCEZ
  • Data: 10/11/2021

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  • As recorrentes ocorrências de desastres naturais nos últimos anos têm feito a gestão emergencial de desastres ser um dos principais desafios para a sociedade, vista a necessidade de planejamento das ações durante situações de emergência. Sob essa perspectiva, como parte desta pesquisa, foi realizada de uma revisão sistemática da literatura, no intuito de identificar o estado da arte e as tendências dos trabalhos dentro do escopo desta pesquisa, para, então, propor um modelo multicritério baseado na Teoria da Decisão e Teoria da Utilidade Multiatributo (MAUT) no intuito de apoiar as decisões de emergência em resposta a ocorrência de inundação em áreas urbanas. O modelo proposto considera três dimensões de consequência: econômica, viabilidade de rota, capacidade e número de evacuados, possibilitando que o decisor obtenha um ranking das principais potenciais localizações para estruturação de abrigos emergenciais temporários e planejamento das ações de assistência nas áreas afetadas. Além disso, este trabalho buscou explorar como as técnicas de simulação, computacional, em especial os Modelos Baseados em Agente (MBA), podem ter um papel no gerenciamento de emergências e no planejamento urbano. Dessa forma, o Modelo baseado em Agente (MBA) que simula o comportamento das pessoas durante uma evacuação e operações humanitárias foi desenvolvido no ambiente AnyLogic®. Com isso, o modelo MCDA associado ao MBA busca contribuir com a sociedade no que concerne à estruturação da tomada de decisão de cenários emergenciais ao munir o decisor de uma abordagem quantitativa, multidimensional e computacional que leva em consideração as incertezas e as complexidades associadas ao problema. Portanto, a utiização do modelo proposto torna a tomada de decisão para seleção de abrigos e alocação de recursos mais eficiente, uma vez que permite que estes sejam geridos e alocados primeiramente àquelas alternativas com maior potencial de salvar e proteger vidas. Além disso, o modelo possui flexibilidade, podendo ser replicado em qualquer região do mundo afetada por desastres de inundações e, também, apresenta uma proposta alternativa com potencial de melhorias de gestão emergencial, possibilitando ao tomador de decisão ter acesso a informações e, com isso, uma melhor elaboração de respostas às crises.


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  • As recorrentes ocorrências de desastres naturais nos últimos anos têm feito a gestão emergencial de desastres ser um dos principais desafios para a sociedade, vista a necessidade de planejamento das ações durante situações de emergência. Sob essa perspectiva, como parte desta pesquisa, foi realizada de uma revisão sistemática da literatura, no intuito de identificar o estado da arte e as tendências dos trabalhos dentro do escopo desta pesquisa, para, então, propor um modelo multicritério baseado na Teoria da Decisão e Teoria da Utilidade Multiatributo (MAUT) no intuito de apoiar as decisões de emergência em resposta a ocorrência de inundação em áreas urbanas. O modelo proposto considera três dimensões de consequência: econômica, viabilidade de rota, capacidade e número de evacuados, possibilitando que o decisor obtenha um ranking das principais potenciais localizações para estruturação de abrigos emergenciais temporários e planejamento das ações de assistência nas áreas afetadas. Além disso, este trabalho buscou explorar como as técnicas de simulação, computacional, em especial os Modelos Baseados em Agente (MBA), podem ter um papel no gerenciamento de emergências e no planejamento urbano. Dessa forma, o Modelo baseado em Agente (MBA) que simula o comportamento das pessoas durante uma evacuação e operações humanitárias foi desenvolvido no ambiente AnyLogic®. Com isso, o modelo MCDA associado ao MBA busca contribuir com a sociedade no que concerne à estruturação da tomada de decisão de cenários emergenciais ao munir o decisor de uma abordagem quantitativa, multidimensional e computacional que leva em consideração as incertezas e as complexidades associadas ao problema. Portanto, a utiização do modelo proposto torna a tomada de decisão para seleção de abrigos e alocação de recursos mais eficiente, uma vez que permite que estes sejam geridos e alocados primeiramente àquelas alternativas com maior potencial de salvar e proteger vidas. Além disso, o modelo possui flexibilidade, podendo ser replicado em qualquer região do mundo afetada por desastres de inundações e, também, apresenta uma proposta alternativa com potencial de melhorias de gestão emergencial, possibilitando ao tomador de decisão ter acesso a informações e, com isso, uma melhor elaboração de respostas às crises.

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  • DUAN VILELA FERREIRA
  • MODELO DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0 PARA AVALIAÇÃO DE PROCESSOS TÊXTEIS

  • Orientador : ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
  • FLÁVIO TROJAN
  • JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
  • Data: 07/12/2021

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  • Os conceitos e potenciais benefícios associados à aplicação de ferramentas tecnológicas da indústria 4.0 tem chamado a atenção de empresas e instituições técnico-científicas como oportunidade de incremento do potencial competitivo das organizações em um mercado turbulento. Assim, pode-se perceber a relevância e complexidade de decisões relacionadas ao planejamento e execução da estratégia implementação das ferramentas adequadas ao cenário de negócio de empresas para promoção da competitividade. No Brasil, um dos setores marcados pela necessidade de melhoria da competitividade é o têxtil e de confecções, que apesar de ter significativa relevância para a economia nacional, ainda possui insuficiências a serem sanadas em relação ao aspecto competitivo. Porém, para planejamento de ações de melhoria da competitividade, é pertinente que seja avaliado o estado atual da organização em relação a referenciais competitivos para um melhor estabelecimento de objetivos estratégicos. Neste cenário, surgem os modelos de maturidade, que são ferramentas para suporte a este tipo de avaliação. Apesar da existência de variados modelos com este propósito, muitos não possuem clareza metodológica e de parametrização, além de não serem adequadamente alinhados com os aspectos da área têxtil. Sendo assim, esta pesquisa busca preencher a lacuna encontrada no campo científico, bem como contribuir para a gestão organizacional a partir do desenvolvimento e aplicação de um modelo para avaliação de empresas do setor de têxtil em termos de maturidade tecnológica rumo à indústria 4.0 baseado em uma abordagem multicritério a partir do método FITradeoff para problemática de classificação. Como forma de demonstração da aplicabilidade do modelo, foram realizadas avaliações de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) têxtil do Agreste pernambucano. Em termo de resultado, foi possível conhecer os níveis de maturidade das organizações que participaram do estudo, bem como analisados os principais aspectos associados aos atributos avaliados. Por fim, acredita-se que esse estudo possa servir como ferramenta de apoio no processo de planejamento estratégico
    para gestores e demais envolvidos em empresas do mercado têxtil e de confecções, na busca por estratégias de desenvolvimento em relação a temática referida, além de colaborar para mitigação da lacuna encontrada na literatura.


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  • Os conceitos e potenciais benefícios associados à aplicação de ferramentas tecnológicas da indústria 4.0 tem chamado a atenção de empresas e instituições técnico-científicas como oportunidade de incremento do potencial competitivo das organizações em um mercado turbulento. Assim, pode-se perceber a relevância e complexidade de decisões relacionadas ao planejamento e execução da estratégia implementação das ferramentas adequadas ao cenário de negócio de empresas para promoção da competitividade. No Brasil, um dos setores marcados pela necessidade de melhoria da competitividade é o têxtil e de confecções, que apesar de ter significativa relevância para a economia nacional, ainda possui insuficiências a serem sanadas em relação ao aspecto competitivo. Porém, para planejamento de ações de melhoria da competitividade, é pertinente que seja avaliado o estado atual da organização em relação a referenciais competitivos para um melhor estabelecimento de objetivos estratégicos. Neste cenário, surgem os modelos de maturidade, que são ferramentas para suporte a este tipo de avaliação. Apesar da existência de variados modelos com este propósito, muitos não possuem clareza metodológica e de parametrização, além de não serem adequadamente alinhados com os aspectos da área têxtil. Sendo assim, esta pesquisa busca preencher a lacuna encontrada no campo científico, bem como contribuir para a gestão organizacional a partir do desenvolvimento e aplicação de um modelo para avaliação de empresas do setor de têxtil em termos de maturidade tecnológica rumo à indústria 4.0 baseado em uma abordagem multicritério a partir do método FITradeoff para problemática de classificação. Como forma de demonstração da aplicabilidade do modelo, foram realizadas avaliações de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) têxtil do Agreste pernambucano. Em termo de resultado, foi possível conhecer os níveis de maturidade das organizações que participaram do estudo, bem como analisados os principais aspectos associados aos atributos avaliados. Por fim, acredita-se que esse estudo possa servir como ferramenta de apoio no processo de planejamento estratégico
    para gestores e demais envolvidos em empresas do mercado têxtil e de confecções, na busca por estratégias de desenvolvimento em relação a temática referida, além de colaborar para mitigação da lacuna encontrada na literatura.

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  • GABRIEL FREIRE DE ALMEIDA VITORINO
  • MODELO MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÃO DE LOCALIZAÇÃO DE FILIAL DE CONSTRUTORA CONSIDERANDO PERFIL DE FORNECEDORES LOCAIS

  • Orientador : JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
  • CAROLINA LINO MARTINS POMPEO DE CAMARGO
  • JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
  • Data: 09/12/2021

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  • O processo de expansão corporativa para além do mercado local exige, inevitavelmente, o enfrentamento da questão de onde e como se desenvolver ainda mais. Neste sentido, decidir pela expansão através da instalação de novas filiais pode ser considerada a melhor alternativa na direção de garantir aumento de participação de mercado. Portanto, uma decisão que está intrinsecamente relacionada ao sucesso da estratégia de expansão de negócios é a decisão de localização para instalação de filiais. Desta forma, o presente trabalho propõe um modelo multicritério de apoio à decisão com o objetivo de apoiar os gestores de uma empresa do setor de construção civil no processo de seleção de localização de uma nova instalação em conjunto com a avaliação dos fornecedores potenciais. Além de considerar critérios específicos do contexto empresarial estudado, o modelo estrutura os perfis de fornecedores das localidades viáveis em um critério de seleção de localidade, levando em conta as principais restrições críticas para projetos, segundo o Project Management Institute (PMI). O método FITradeoff para problemática de classificação é utilizado para classificar os perfis de fornecedores em categorias ordenadamente preferíveis para o decisor, construindo então, o cenário para lidar com a decisão de seleção da melhor localidade de instalação de uma nova filial através do método FITradeoff de ordenação. Uma aplicação numérica para investigar a robustez do modelo foi realizada. Verificou-se a robustez dos resultados proporcionados pelo modelo devido à certeza do decisor nas respostas dadas e eficiência metodológica inerente ao método. Constatou-se que o modelo proposto pode contribuir para que gestores dispendam menos tempo analisando fornecedores que pouco influenciam para o alcance dos objetivos preestabelecidos e como ferramenta de apoio em uma decisão de impacto estratégico de médio e longo prazo, reduzindo os riscos de ameaças graves no caso da tomada de uma decisão errônea para o problema de localização. Por fim, as implicações gerenciais do modelo proposto incluem o suporte a futuros processos de avaliação de fornecedores e seleção de localidade para instalação de uma nova instalação da empresa estudada.


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  • O processo de expansão corporativa para além do mercado local exige, inevitavelmente, o enfrentamento da questão de onde e como se desenvolver ainda mais. Neste sentido, decidir pela expansão através da instalação de novas filiais pode ser considerada a melhor alternativa na direção de garantir aumento de participação de mercado. Portanto, uma decisão que está intrinsecamente relacionada ao sucesso da estratégia de expansão de negócios é a decisão de localização para instalação de filiais. Desta forma, o presente trabalho propõe um modelo multicritério de apoio à decisão com o objetivo de apoiar os gestores de uma empresa do setor de construção civil no processo de seleção de localização de uma nova instalação em conjunto com a avaliação dos fornecedores potenciais. Além de considerar critérios específicos do contexto empresarial estudado, o modelo estrutura os perfis de fornecedores das localidades viáveis em um critério de seleção de localidade, levando em conta as principais restrições críticas para projetos, segundo o Project Management Institute (PMI). O método FITradeoff para problemática de classificação é utilizado para classificar os perfis de fornecedores em categorias ordenadamente preferíveis para o decisor, construindo então, o cenário para lidar com a decisão de seleção da melhor localidade de instalação de uma nova filial através do método FITradeoff de ordenação. Uma aplicação numérica para investigar a robustez do modelo foi realizada. Verificou-se a robustez dos resultados proporcionados pelo modelo devido à certeza do decisor nas respostas dadas e eficiência metodológica inerente ao método. Constatou-se que o modelo proposto pode contribuir para que gestores dispendam menos tempo analisando fornecedores que pouco influenciam para o alcance dos objetivos preestabelecidos e como ferramenta de apoio em uma decisão de impacto estratégico de médio e longo prazo, reduzindo os riscos de ameaças graves no caso da tomada de uma decisão errônea para o problema de localização. Por fim, as implicações gerenciais do modelo proposto incluem o suporte a futuros processos de avaliação de fornecedores e seleção de localidade para instalação de uma nova instalação da empresa estudada.

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  • BIANCA SABRINA DE LIMA SILVA
  • AVALIAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME DO APL GESSO DE PERNAMBUCO

  • Orientador : THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE LEAO E SILVA FILHO
  • LUCIANO CARLOS AZEVEDO DA COSTA
  • THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
  • Data: 17/12/2021

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  • O avanço da tecnologia e a inserção no mercado globalizado têm envolvido diversas organizações e estimulado o processo de internacionalização em diversos setores, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). No Brasil, parte significativa das atividades econômicas está concentrada em Arranjos Produtivos Locais (APL), que são formados por grupos de PMEs com atividades produtivas semelhantes que trabalham em colaboração para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No Estado de Pernambuco, o APL do Gesso se destaca por ser o berço do maior conjunto de jazidas de gesso (matéria-prima do gesso) em operação no Brasil, e tem grande potencial econômico de geração de emprego e renda para a região do Araripe. A qualidade dos produtos é reconhecida internacionalmente como uma das mais elevadas em termos de pureza da composição química do gesso, o que aumenta seu valor comercial. Apesar da contribuição econômica da região, ainda são poucos os estudos científicos que incentivam o desenvolvimento organizacional e gerencial dessas empresas. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a estudar os fatores determinantes do processo de internacionalização das PMEs do APL Gesso de Pernambuco. Para tanto, são buscados na literatura os conceitos da Visão Baseada em Recursos (RBV), que estabelece estratégias pautadas pelos recursos de que a empresa dispõe, considerando a identificação do valor, raridade, dificuldade de imitação e substituição que tem que explorar em novos mercados internacionais. Para minimizar o esforço cognitivo dos gestores na análise de influência, o Fuzzy Cognitive Maps (FCM) avalia as relações interdependentes entre os fatores. Os resultados deste estudo poderão auxiliar no desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a perenidade dos negócios na região, considerando as exigências do mercado globalizado para o setor de mineração.


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  • O avanço da tecnologia e a inserção no mercado globalizado têm envolvido diversas organizações e estimulado o processo de internacionalização em diversos setores, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). No Brasil, parte significativa das atividades econômicas está concentrada em Arranjos Produtivos Locais (APL), que são formados por grupos de PMEs com atividades produtivas semelhantes que trabalham em colaboração para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No Estado de Pernambuco, o APL do Gesso se destaca por ser o berço do maior conjunto de jazidas de gesso (matéria-prima do gesso) em operação no Brasil, e tem grande potencial econômico de geração de emprego e renda para a região do Araripe. A qualidade dos produtos é reconhecida internacionalmente como uma das mais elevadas em termos de pureza da composição química do gesso, o que aumenta seu valor comercial. Apesar da contribuição econômica da região, ainda são poucos os estudos científicos que incentivam o desenvolvimento organizacional e gerencial dessas empresas. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a estudar os fatores determinantes do processo de internacionalização das PMEs do APL Gesso de Pernambuco. Para tanto, são buscados na literatura os conceitos da Visão Baseada em Recursos (RBV), que estabelece estratégias pautadas pelos recursos de que a empresa dispõe, considerando a identificação do valor, raridade, dificuldade de imitação e substituição que tem que explorar em novos mercados internacionais. Para minimizar o esforço cognitivo dos gestores na análise de influência, o Fuzzy Cognitive Maps (FCM) avalia as relações interdependentes entre os fatores. Os resultados deste estudo poderão auxiliar no desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a perenidade dos negócios na região, considerando as exigências do mercado globalizado para o setor de mineração.

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  • DIEGO LUIZ CARNEIRO DE SOUZA SANTOS
  • ANÁLISE SOBRE A ABSORÇÃO DE EGRESSOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO SETOR INDUSTRIAL DA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO

  • Orientador : THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
  • LUCIMARIO GOIS DE OLIVEIRA SILVA
  • CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • Data: 22/12/2021

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  • O Agreste de Pernambuco é uma importante região do Estado, em vista de sua dinâmica econômica e do robusto crescimento populacional, sobretudo nos anos 2000, impulsionados, principalmente, pela configuração do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, que é um dos maiores Arranjos Produtivos Locais de confecção têxtil do Brasil. Apesar disto, a região, que anteriormente tinha sua economia alavancada pela agricultura, possui cultura baseada nas relações familiares, na mão de obra não qualificada e na informalidade, em especial no setor industrial. Tais características têm sido utilizadas como diretrizes para o investimento em políticas públicas de desenvolvimento regional, como a implantação de centros de pesquisa e de ensino técnico e superior em cidades da região. Essas instituições têm o intuito de formar profissionais qualificados e aprimorar os aspectos produtivos, sociais e econômicos da região. De tal modo, este trabalho busca investigar os fatores que determinam a absorção dos egressos oriundos de cursos superiores de instituições púbicas de ensino do Agreste pernambucano no setor industrial da região. Para isso, será aplicada a Modelagem por Equações Estruturais, que é uma técnica multivariada que expande a habilidade exploratória do pesquisador e a eficiência estatística da pesquisa, a partir da capacidade de examinar, simultaneamente, uma série de relações subsequentes de dependência. Assim, o resultado demonstra que a absorção de egressos é predefinida pela qualificação dos egressos, que, por sua vez, é impactada pelo perfil familiar do mesmo.


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  • O Agreste de Pernambuco é uma importante região do Estado, em vista de sua dinâmica econômica e do robusto crescimento populacional, sobretudo nos anos 2000, impulsionados, principalmente, pela configuração do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, que é um dos maiores Arranjos Produtivos Locais de confecção têxtil do Brasil. Apesar disto, a região, que anteriormente tinha sua economia alavancada pela agricultura, possui cultura baseada nas relações familiares, na mão de obra não qualificada e na informalidade, em especial no setor industrial. Tais características têm sido utilizadas como diretrizes para o investimento em políticas públicas de desenvolvimento regional, como a implantação de centros de pesquisa e de ensino técnico e superior em cidades da região. Essas instituições têm o intuito de formar profissionais qualificados e aprimorar os aspectos produtivos, sociais e econômicos da região. De tal modo, este trabalho busca investigar os fatores que determinam a absorção dos egressos oriundos de cursos superiores de instituições púbicas de ensino do Agreste pernambucano no setor industrial da região. Para isso, será aplicada a Modelagem por Equações Estruturais, que é uma técnica multivariada que expande a habilidade exploratória do pesquisador e a eficiência estatística da pesquisa, a partir da capacidade de examinar, simultaneamente, uma série de relações subsequentes de dependência. Assim, o resultado demonstra que a absorção de egressos é predefinida pela qualificação dos egressos, que, por sua vez, é impactada pelo perfil familiar do mesmo.

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  • ANDERSON NUNES DA SILVA
  • DESENVOLVIMENTO DE MODELO CONCEITUAL PARA APOIO AO ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS HUMANITÁRIAS-EMPRESARIAIS BASEADO EM INDICADORES DE DESEMPENHO

  • Orientador : MARCELE ELISA FONTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE LEAO E SILVA FILHO
  • MARCELE ELISA FONTANA
  • RODRIGO SAMPAIO LOPES
  • Data: 22/12/2021

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  • A Logística Humanitária (LH) compreende os processos e sistemas comprometidos com a ajuda às comunidades vulneráveis, afetadas por desastres naturais ou emergências complexas. As Organizações Humanitárias (OH) são os principais atores desse processo e dependem de doações para sua operacionalização. . Com os doadores corporativos cada vez mais exigentes, tornou-se essencial que as organizações de ajuda humanitária demonstrem a eficiência de suas operações. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para auxiliar no estabelecimento e manutenção de parcerias humanitárias-empresarias, baseado na identificação de indicadores-chave de desempenho que considerem tanto aspectos humanitários quanto empresariais. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre medição de desempenho na logística humanitária, visando identificar pesquisas relevantes acerca do tema que viabilizasse o desenvolvimento deste trabalho. O modelo foi desenvolvido com base em multimetodologias considerando três processos principais: (a) identificação dos motivadores e facilitadores da parceria; (b) elaboração dos Processos; (c) monitoramento dos resultados. O modelo foi aplicado a gestores de organizações humanitárias e empresariais da cidade de Garanhuns (PE). Os resultados mostram a construção de um sistema de medição de desempenho baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), com indicadores-chave de desempenho, considerados pelos próprios gestores, relevantes para a avaliação do sucesso da parceria estudada. Conclui-se, portanto, que apesar de todas as dificuldades encontradas para avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos humanitária, o modelo proposto pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar o estabelecimento de parcerias, entre organizações do setor de ajuda humanitária e do setor empresarial, bem como avaliar o sucesso das mesmas.


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  • A Logística Humanitária (LH) compreende os processos e sistemas comprometidos com a ajuda às comunidades vulneráveis, afetadas por desastres naturais ou emergências complexas. As Organizações Humanitárias (OH) são os principais atores desse processo e dependem de doações para sua operacionalização. . Com os doadores corporativos cada vez mais exigentes, tornou-se essencial que as organizações de ajuda humanitária demonstrem a eficiência de suas operações. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para auxiliar no estabelecimento e manutenção de parcerias humanitárias-empresarias, baseado na identificação de indicadores-chave de desempenho que considerem tanto aspectos humanitários quanto empresariais. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre medição de desempenho na logística humanitária, visando identificar pesquisas relevantes acerca do tema que viabilizasse o desenvolvimento deste trabalho. O modelo foi desenvolvido com base em multimetodologias considerando três processos principais: (a) identificação dos motivadores e facilitadores da parceria; (b) elaboração dos Processos; (c) monitoramento dos resultados. O modelo foi aplicado a gestores de organizações humanitárias e empresariais da cidade de Garanhuns (PE). Os resultados mostram a construção de um sistema de medição de desempenho baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), com indicadores-chave de desempenho, considerados pelos próprios gestores, relevantes para a avaliação do sucesso da parceria estudada. Conclui-se, portanto, que apesar de todas as dificuldades encontradas para avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos humanitária, o modelo proposto pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar o estabelecimento de parcerias, entre organizações do setor de ajuda humanitária e do setor empresarial, bem como avaliar o sucesso das mesmas.

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