PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO JOSÉ LEITE CAVALCANTE

DISCENTE: RODRIGO JOSÉ LEITE CAVALCANTE
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Google Meet (meet.google. com/gqp-vunb-aoj)

ANÁLISE DO EFEITO DO GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO INTRACRITÉRIO DOSISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) DO MÉTODO FITRADEOFF: UM ESTUDO COM EYE-TRACKING

Método FITradeoff; Neurociência em Decisão; Eye-Tracking.

No contexto empresarial, caracterizado por decisões frequentemente intricadas, é essencial adotar uma metodologia estruturada para oferecer o suporte necessário na resolução de problemas que envolvem múltiplos critérios. O atual estudo tem como objetivo avaliar, a partir de resultados gerados por experimentos comportamentais em decisão, o processo de alocação de atenção e a exploração visual dos participantes para expressar suas preferências num problema de escolha de smartphones. A etapa escolhida para a análise foi a da avaliação intracritério. Para métodos do conjunto de critério único de síntese, a avaliação intracritério consiste na elicitação da função valor marginal para cada critério, exercendo um papel determinante para os casos em que essa função não é linear. Foi utilizado o método multicritério FITradeoff com apoio de ferramenta da abordagem de Neurociência em Decisão e dados neurofisiológicos correlacionados com a atenção num determinado campo visual que foram coletados através dos sinais do Eye-Tracker. A etapa analisada foi a avaliação intracritério, que mensura as escalas de valor para cada critério a ser considerado na decisão. Os resultados mostraram que a análise dos movimentos oculares revelou padrões distintos de comportamento entre osgrupos com e sem conhecimento. O grupo com conhecimento demonstrou um comportamento mais analítico efocado, especialmente em áreas relacionadas aos critérios de escolha e à interpretação dos gráficos. Por outro lado, o grupo sem conhecimento apresentou uma maior atenção aos critérios iniciais e uma fixação ocular mais intensa nas primeiras etapas do processo. A análise intracritério dos movimentos oculares permitiuidentificar padrões específicos de fixação, fornecendo insights adicionais sobre o processo cognitivo dosparticipantes durante a tomada de decisão. Esses resultados têm implicações importantes para o aprimoramento do Sistema de Apoio à Decisão (SAD) utilizado no método FITradeoff, visando melhorar a eficácia e a precisão dasescolhas realizadas pelos usuários em diversas áreas. Este estudo contribuiu para o avanço do conhecimento naárea de tomada de decisão multicritério, fornecendo uma base sólida para pesquisas futuras e para a aplicação prática do método FITradeoff em contextos sociais, ambientais e econômicos diversos.

Presidente - 3269524 - ANDERSON LUCAS CARNEIRO DE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA - UFRN
Interna - 2250789 - THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 11:45