PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NAIALY PATRICIA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIALY PATRICIA RODRIGUES
DATA : 21/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/inh-dcdg-njd)
TÍTULO:

Avaliação Quantitativa da Dinâmica de Atendimento na Caixa Econômica Federal: Reformulação das filas ossetores Caixas, Gov-Social e Expresso antes e durante a pandemia


PALAVRAS-CHAVES:

Caixa Econômica Federal; Teoria das Filas; Simulação; Eficiência.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

A presente pesquisa visa a busca pela melhoria nos tempos de espera de filas detrês setores em uma agência bancária da CEF. Para isso utilizou-se dos cálculos da teoria das filas empregando-osno Python® e foram plotados cenários com configurações de contratações, e posteriormente realizada uma Análise Envoltória de Dados no RStudio® pelo método FDH orientado ao output desses cenários. Os inputs utilizados forama quantidade de atendentes simuladas dos setores Expresso, Gov-Social e Caixa, setores esses que são a principal porta de entrada para cadastramento e recebimento de verbas destinadas ao fomento e ao desenvolvimento social e que, portanto, absorvem as maiores demandas de pessoas. Para o output foram considerados os tempos médios de espera simulados. O total de DMUs plotadas foi de 197, sendo 120 pertencentes ao grupo de 2019 e 77 pertinenteao grupo de 2020. O primeiro grupo o qual foi o de 2019 apenas 9 DMUs se mostraram eficientes e no ano de 20207 das 77 unidades se evidenciaram como eficientes. Ademais, foi realizado um ranqueamento mês a mês para observar qual cenário, mesmo que não eficiente, se destacava. Os resultados obtidos foram que o setor Expresso necessitava de contratação de mais mão de obra do que os demais setores. Em 2019 a melhor alocação era acontratação de dois funcionários para o setor Caixa, de dois para o setor Gov-Social e de três para o setor Expresso. No que diz respeito ao ano de 2020, as contratações recomendadas foram à ordem de um servidor para o setor Caixa e cinco colaboradores para o setor Expresso. Por fim, o estudo identificou desafios relacionados à demandaexponencial causada pela pandemia de COVID-19. Constatou-se que, apesar da capacidade máxima decontratações apresentadas pelo especialista atrelado operação dos serviços de forma otimizada pelos dois modelo esimulações usados, alguns meses de 2020 o número de servidores ainda foi aquém da necessidade para atender ademanda.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1211343 - THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 2068699 - JOSE LEAO E SILVA FILHO - UFPEExterna à Instituição - FLAVIA BARBOSA - UNIPORTO
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 14:06
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