SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: estudo experimental de uma situação
problema envolvendo um plano inclinado
Plano inclinado. Sequência de Ensino Investigativa. Práticas
experimentais.
O aspecto motivador para o desenvolvimento deste trabalho deu-se pela percepção
de que o estudo do plano inclinado no Ensino Médio é desenvolvido com uma ênfase
excessiva na aplicação de fórmulas, e com isso, alguns conceitos importantes não
são estudados pelos alunos. A partir dessa motivação, produzimos uma Sequência
de Ensino Investigativa, cujo seus aspectos são fundamentados por Carvalho (2013),
e aplicamos um problema específico do plano inclinado em uma turma do primeiro
ano do Ensino Médio, com a pretensão de entender como essa Sequência poderia
contribuir para aprendizagem de conceitos físicos. No decorrer deste trabalho
desenvolvemos modelos conceituais e matemáticos que descrevem e explicam o
experimento que utilizamos. Nossa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e a
coleta de dados se deu ao longo da aplicação da Sequência Didática, onde aplicamos
3 questionários relacionados: às práticas experimentais, à interpretação das equações
envolvidas, às situações sociais em que são utilizados os planos inclinados. Foi
possível perceber que os alunos evoluíram na utilização do vocabulário científico,
partindo de conhecimentos do cotidiano para o científico, e, em termos conceituais
percebemos que o entendimento com maior desenvoltura foi o da força de atrito.
Esperávamos também, que os alunos compreendessem o procedimento experimental
em termos das energias envolvidas, e o não aparecimento desse conceito nas
respostas provavelmente se deu pelo pouco tempo disponível para poder sistematizar
o conhecimento, e as poucas aulas acompanhadas pelos alunos ao longo de 2021,
que interferiu diretamente na aprendizagem dos conhecimentos prévios necessários
para o acompanhamento da Sequência de Ensino Investigativa.