Banca de DEFESA: GILMAX JOSÉ DE LIMA

DISCENTE: GILMAX JOSÉ DE LIMA
DATA : 18/04/2024
LOCAL: Sala H9 - CAA

Sequência didática para o ensino da astronomia: um olhar no estudo nas medidas de tempo

Astronomia; medidas de tempo; ensino de física; sequência didática.

Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área, sendo assim analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. As atividades da sequência didática foram desenvolvidas em etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios, a segunda demonstração experimental do Gnômon, na terceira a prática experimental pelos estudantes, na quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior e a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs, na quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida, na sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia”, concluindo com a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os professores de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.

Presidente - 1259892 - HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
Interno - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Externo à Instituição - JOSE WAGNER CAVALCANTI SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 13:06