Banca de DEFESA: PRISCILA DA SILVA CUNHA

DISCENTE: PRISCILA DA SILVA CUNHA
DATA : 27/09/2023
LOCAL: CFCH

GOVERNANÇA CORPORATIVA E DE TI: uma análise de sua correlação nas Universidades Federais Brasileiras

Governança de TI. Governança Corporativa. Universidades Federais.

Qual a relação entre as Governanças de TI e Corporativa no contexto das Universidades Federais Brasileiras? O principal objetivo deste trabalho é analisar a correlação entre os níveis de Governança de TI e Corporativa a partir de uma amostra de 63 universidades federais brasileiras que participaram dos três últimos Levantamentos Integrados de Governança Organizacional Pública do Tribunal de Contas da União, realizados nos anos de 2017, 2018 e 2021. Como fator explicativo da correlação foram utilizadas quatro variáveis, o iGG, o iGovPub, o iGovTI e o iGestTI. Metodologicamente, a natureza da pesquisa é do tipo aplicada e, no que se refere aos objetivos, considera-se exploratório-descritiva. Quanto à abordagem, classifica-se como quantitativa, pois o desenho de pesquisa combina análise exploratória de dados e estatística descritiva com a análise da correlação de Pearson, testes de associação, teste de Friedman e de Nemenyi e análise de clusters. Os resultados indicam que os índices de governança de TI e corporativa estão fortemente relacionados, tendo em vista os resultados consistentes de correlações positivas significativas, a exemplo do iGovTI e do iGG, cujo valor foi de 0,852. Ademais, os testes do Qui-quadrado e Exato de Fisher evidenciaram uma associação estatisticamente significativa entre as categorias de governança e os índices analisados, entretanto não trouxeram suporte estatístico para afirmar a existência de uma diferença significativa entre as universidades a depender da região onde estão localizadas. O teste de Friedman e de Nemenyi demonstraram que os anos têm um efeito estatisticamente significativo nos índices considerados e a análise de clusters contribuiu para uma observação mais aprofundada das universidades, ao apresentar um panorama onde é possível verificar aquelas que se assemelham no que se refere aos aspectos da governança corporativa e de TI, além de evidenciar o quanto as universidades precisam ainda investir no desenvolvimento de práticas que corroborem para um melhor nível de maturidade em governança, especificamente na área da tecnologia da informação. Esses resultados, portanto, podem ser úteis para auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores em universidades a partir da adoção de melhores práticas em gestão de TI.

Interno - 1998934 - DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
Presidente - 1547096 - ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
Externo à Instituição - GEORGE AUGUSTO VALENCA SANTOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 13:41