Banca de DEFESA: VALADARES MANOEL DA SILVA

DISCENTE: VALADARES MANOEL DA SILVA
DATA : 25/04/2023
LOCAL: Pelo Google Meet

CULTURAS E CONTRACULTURAS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: NARRATIVAS SOBRE O MOVIMENTO CONTRACULTURAL HIPPIE NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História, BNCC, Livro didático, Ensino fundamental, Saberes Históricos no Espaço Escolar e contracultura hippie.

Esta pesquisa tem como pergunta inicial “como o movimento contracultural hippie é narrado nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental?”. Para responder a essa pergunta, utilizou-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica com análise de documentos (livro didático de história e BNCC) de forma que metodologicamente o estudo teve como linha teórica a história cultural de acordo com as fontes, os métodos e os assuntos tratados. A escrita resultante deste trabalho está dividida em 5 (cinco) capítulos: o primeiro traz uma apresentação do tema abordado, dos objetivos, dos marcos teóricos e dos métodos empregados no decorrer da pesquisa. O segundo capítulo discute a história do movimento contracultural hippie e como este pode contribuir para o ensino de história. No terceiro capítulo, analisamos as narrativas presentes nos livros didáticos do 9ª ano sobre o movimento contracultural hippie. No quarto capítulo, propomos um caderno de orientação didática para subsidiar o trabalho pedagógico de docentes de História com relação ao movimento contracultural hippie. No quinto capítulo, são expostas as conclusões para indagações que surgiram no decorrer da pesquisa. O resultado deste estudo mostrou que existe um ocultamento desse tipo de movimento na BNCC, enquanto fica à escolha dos autores dos livros didáticos utilizar ou não o movimento contracultural hippie e demais movimentos contestatórios. Como não é algo obrigatório, esses movimentos podem não aparecer nos livros ou quando estão presentes são apresentados de forma rápida, como complemento de outro assunto e sem indicações de pesquisa para seu aprofundamento. Dessa forma, é proposta a elaboração de um caderno de orientação didática para subsidiar o trabalho docente de história sobre o movimento contracultural hippie.

Interna - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Externa à Instituição - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO - UFPB
Presidente - ***.865.604-** - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 10:23