Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILTON JOSÉ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILTON JOSÉ DA SILVA
DATA : 23/03/2023
LOCAL: ufpe
TÍTULO:

Possibilidades de Avaliação no Novo Ensino Médio do Componente curricular História

no Currículo de Pernambuco.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: ensino de história, ensino médio, currículo, avaliação, formação de
professores.


PÁGINAS: 19
RESUMO:

As transformações na educação decorrentes do Novo Ensino Médio tiveram impacto não só
na vida dos estudantes, mas também dos professores desta etapa da educação básica. A nova
legislação introduziu uma nova grade curricular que reorganizou os tempos e as atividades de
estudo. No contexto do Estado de Pernambuco o currículo adotado é bastante desafiador para
os docentes de história. Diante deste quadro de mudanças questiona-se como os professores
podem lidar com a ferramenta avaliação de modo a não reproduzir o fracasso escolar, mas
possibilitar ao estudante um letramento histórico. Pensar não apenas o que e como ensinar,
mas como avaliar este discente valorizando o que ele aprendeu diante de sua realidade
escolar. Sendo assim, o estudo dos conceitos de avaliação e currículo e da legislação
educacional para o ensino da história, indicam um caminho para compreender como propiciar
uma formação de professores que se adeque a esta nova realidade de ensino. Além de refletir
sobre as metodologias de Ensino de História, a partir da metodologia da pesquisa ação deseja-
se elaborar um formato de formação de professores sobre a avaliação escolar em história nas
diversas possibilidades de atuação do professor de História no Novo Ensino Médio no
contexto do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1329397 - PAULO JULIAO DA SILVA
Interno - 2866453 - ANDRE MENDES SALLES
Externo à Instituição - CARLOS ANDRE SILVA DE MOURA - UPE
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06