Possibilidades de Avaliação no Novo Ensino Médio do Componente curricular História
no Currículo de Pernambuco.
Palavras-chave: ensino de história, ensino médio, currículo, avaliação, formação de
professores.
As transformações na educação decorrentes do Novo Ensino Médio tiveram impacto não só
na vida dos estudantes, mas também dos professores desta etapa da educação básica. A nova
legislação introduziu uma nova grade curricular que reorganizou os tempos e as atividades de
estudo. No contexto do Estado de Pernambuco o currículo adotado é bastante desafiador para
os docentes de história. Diante deste quadro de mudanças questiona-se como os professores
podem lidar com a ferramenta avaliação de modo a não reproduzir o fracasso escolar, mas
possibilitar ao estudante um letramento histórico. Pensar não apenas o que e como ensinar,
mas como avaliar este discente valorizando o que ele aprendeu diante de sua realidade
escolar. Sendo assim, o estudo dos conceitos de avaliação e currículo e da legislação
educacional para o ensino da história, indicam um caminho para compreender como propiciar
uma formação de professores que se adeque a esta nova realidade de ensino. Além de refletir
sobre as metodologias de Ensino de História, a partir da metodologia da pesquisa ação deseja-
se elaborar um formato de formação de professores sobre a avaliação escolar em história nas
diversas possibilidades de atuação do professor de História no Novo Ensino Médio no
contexto do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio.