A PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Pré-História do Brasil. Ensino de História. Patrimônio arqueológico. Agreste de Pernambuco. Educação Patrimonial.
O Ensino da Pré-História do Brasil é um tema historicamente ausente do currículo da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio e nas licenciaturas de História. Nossa pesquisa procura entender o que promove esse desinteresse pelos primórdios da nossa história analisando o que endossa essa negligência por meio dos livros didáticos de História para a 1ª série do Ensino Médio adotados na região Agreste Central de Pernambuco. Consultamos essas obras didáticas através dos PNLD’s 2018 e 2021 verificando sua pertinência temática ou apagamento antes e depois da nova BNCC. Para entender melhor esse paradigma enfatizamos o início das pesquisas arqueológicas no território brasileiro destacando os resultados obtidos na região Nordeste. Região de relevância para entendimento dos primeiros brasileiros reúne o maior número de sítios arqueológicos do país e consequentemente os inúmeros patrimônios arqueológicos da região Agreste Central de Pernambuco. Uma das áreas geográficas mais importantes para compreensão e estudo da Pré-História de nosso país, principalmente os sítios arqueológicos com registros rupestres por não figurarem em nenhum livro didático de História para o Ensino Médio. Incluímos em nossa pesquisa esses bens culturais do Agreste Pernambucano pensando em ações da Educação Patrimonial como desencadeadoras de proposições didáticas para o Ensino Médio. Portanto, reunimos os saberes da Arqueologia e da História, as duas ciências que melhor leem os registros materiais dos povos pré-históricos problematizando-os com os achados de cultura material encontrados no Agreste Pernambucano. Entendemos que com a publicização, divulgação e indicação dos patrimônios arqueológicos da região Agreste de Pernambuco no ensino da Educação Básica fomentarão novos dados e conhecimentos a partir das aulas da Pré-História do Brasil. Concluímos a pesquisa com o desenvolvimento do material Ensino daHistória dos Povos Originários a partir do Patrimônio Arqueológico da região Agreste de Pernambuco, reunindo sugestões leituras, documentos audiovisuais e atividades didáticas para o Ensino Médio a partir de sítios arqueológicos e museus da região pesquisada.