Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO FERREIRA BRAYNER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO FERREIRA BRAYNER
DATA : 14/11/2022
LOCAL: Google meet

AS CINZAS DAS IDENTIDADES OU IDENTIDADES EM CHAMAS: O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS

Ensino de história. Currículo de história, Identidades culturais, Identidade e diferença.

O objeto desta investigação é o currículo de história e a construção das identidades culturais de estudantes do ensino médio, sobre o qual objetivamos analisar a relação entre o currículo de história e a construção das identidades culturais de estudantes do ensino médio. A pesquisa será guiada pela seguinte indagação: em que medida o currículo de história pode influenciar na construção de identidades culturais de estudantes do ensino médio? Entendendo que o próprio currículo de história será posto também em dúvida, nos alinhamos à perspectiva de Jenkins (2007, p. 52), para quem “A história é um discurso cambiante e problemático, tendo como pretexto um aspecto do mundo, o passado, que é produzido por um grupo de trabalhadores cuja cabeça está no presente”. Buscamos especificamente: a) compreender o processo de construção das identidades culturais; b) estabelecer relações entre o currículo de história e a construção das identidades culturais e c) compreender os mecanismos que podem ser utilizados pelo ensino de história para favorecer a construção de identidades descentradas, que culminará na elaboração de uma proposição voltada à formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica por meio da qual construiremos os conceitos que serão adotados na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para professores e professoras de história. Partimos do pressuposto de que se tomarmos como base as teorias do currículo que o colocam como estrutura desenvolvedora de subjetividades e identidades, é possível inferir que o ensino de história, entendido como conhecimento histórico não estático e potencialmente desnaturalizador / desmistificador das percepções humanas, poderá contribuir para a construção de identidades descentradas que compreendam e dialoguem melhor com as diferenças.

Presidente - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Interna - ***.865.604-** - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPE
Externa à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 08:48