Banca de DEFESA: ALUISIO GOMES COELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALUISIO GOMES COELHO
DATA : 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Formato remoto (meet)
TÍTULO:

OS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO DOCENTE: Um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula.  


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Transposição Didática. Revolução Pernambucana de 1817. Revolta do Rodeador. Ensino de História. Sequência Didática.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A dissertação estuda como são abordados os temas relativos aos movimentos revolucionários ocorridos em Pernambuco no século XIX nos livros didáticos de História aprovados do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Fundamental (Ano finais) para período de 2020-2023  e como podem ser trabalhados pelo docenteem sala de aula, através de um conjunto de sequências didáticas. A presente dissertação teve origem apartir das reflexões sobre minha prática docente (1990) na rede básica de ensino do estado de Pernambuco (pública e privada). Diante das questões relativas à prática didática, despertou-me o interesse de pesquisar como a História de Pernambuco, especificamente, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador de 1820, são abordadas nas coleções destinadas aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tal, a dissertação se debruça sobre as onze coleções, tendo por referencial teórico o conceito de Transposição Didática, formulada pelo Yves Chevallard. O trabalho também lançará mão dos conceitos de  saber histórico escolar,  revolução e revolta e dos procedimentos analíticos da Análise de Conteúdo para entender o lugar do debate sobre a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador nos Livros didáticos de História. Como resultado, identificamos que a Revolução Pernambucana é um tema recorrente  em dez coleções, enquanto que a Revolta do Rodeador não é mencionada em  nenhuma coleção. Nesse sentido, o produto da dissertação é um produto pedagógico, que permite o planejamento de ações para explorar em sala de aula essa dimensão das revoltas, logo, o nosso produto é um conjunto de sequências didáticas que oferecem propostas de trabalho com a temática para a sala de aula.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2866453 - ANDRE MENDES SALLES
Presidente - 038.449.804-31 - JULIANA ALVES DE ANDRADE - UFPE
Externo à Instituição - TIAGO DA SILVA CESAR - UNICAP
Notícia cadastrada em: 26/08/2022 09:08
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