Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA MAGDA FERREIRA DE HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEILA MAGDA FERREIRA DE HOLANDA
DATA : 05/07/2022
LOCAL: Remoto

A ESCOLA TAMBÉM É O LUGAR DOS ORIXÁS: O ENSINO DE HISTÓRIA E AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA SALA

Ensino de História; religiões de matriz africana; resistência cultural

A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância de abordar a temática das religiões de matriz africana em sala de aula, a partir de narrativas e discursos que desconstruam estereótipos e diminuam o preconceito em relação a essas religiões. Para nortear o desenvolvimento do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa bibliográfica com análise de produções acadêmicas, livros e documentos que regem os currículos. Apoiados em Reis (1989), pretendemos discutir as religiões afro-brasileiras como forma de resistência e, referenciados em Mattos (1991), usamos o Período Imperial no Brasil como recorte espaço-temporal para discutir o surgimento dos terreiros de candomblé. Por defendermos a descolonização dos currículos escolares e a utilização de pedagogias que valorizem a diversidade cultural e os diferentes saberes presentes na escola e em nossa sociedade, utilizamos como embasamento teórico as concepções de Arroyo (2011), Candau (2010), Hall (2010), Foucault (2002), Santos (2009), Silva (1995) e Wash (2008), estudiosos que, sob uma perspectiva decolonial, defendem a necessidade de uma educação emancipadora. Pensando em um ensino de História no qual o estudante seja protagonista de suas aprendizagens, buscamos apoio em Meirieu (1998) para desenvolver, ao final da pesquisa, uma estratégia de ensino para o 2º Ano do Ensino Médio que contribua para quebrar os tabus existentes em relação à essas religiões capazes de romper com a visão depreciativa que impera sobre as elas.

Presidente - 2313263 - ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA
Externa à Instituição - DANIELLE CRISTINE CAMELO FARIAS - UFPB
Externo à Instituição - LUCAS VICTOR SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 11:18