Banca de DEFESA: WILLIAMS URBANO DA SILVA

DISCENTE : WILLIAMS URBANO DA SILVA
DATA : 21/12/2021
LOCAL: google meet

PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DO PAULISTA: uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital

Ensino de História. Educação Patrimonial. Jogos. Patrimônio Cultural. História Local.

Esta dissertação apresenta uma pesquisa centrada na linha de Educação Patrimonial com tema Patrimônio Cultural na cidade do Paulista. Propõe-se a construir conhecimento histórico e sentimento de pertencimento cultural a partir da ferramenta didática Trilha do Patrimônio Cultural em estudantes do 1º ano do Ensino Médio da EREM Drº Luis Cabral de Melo, aliando educação patrimonial e ensino de história. Além disso, foca em trabalhar conceitos históricos e de patrimônio cultural a partir da identificação dos valores representativos dos bens patrimoniais (não necessariamente oficiais) situados na cidade do Paulista. Para tanto, elaborou-se aulas-oficinas centradas na produção de atividades de análise e investigação da história e identidade local, guiados pelo método da educação patrimonial. Aplicaram-se formulários com perguntas sobre os bens culturais na intenção de levantar informações históricas para o inventário participativo. Procurou-se ainda discutir-se sobre jogos e ludicidade no contexto da educação. Também como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico foi possível elaborar um jogo para smartphone denominado Trilha do Patrimônio Cultural, a partir de um inventário participativo e colaborativo capaz de identificar os bens culturais dotados de valor simbólico para os estudantes.

Presidente - 2332928 - RICARDO PINTO DE MEDEIROS
Interno - 1866453 - ANDRE MENDES SALLES
Externa ao Programa - 1744343 - VIVIANE MARIA CAVALCANTI DE CASTRO
Externo à Instituição - LUCAS VICTOR SILVA