NOVA HISTÓRIA POLÍTICA E O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO: Reflexões sobre o diálogo entre a cultura política de crianças e o saber histórico na Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar (Garanhuns-PE)
Nova História política; Currículo de Pernambuco; cultura política;
ensino de História.
A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a relação entre a
abordagem dada à História política pelo Currículo de Pernambuco à compreensão
dos estudantes sobre o exercício do poder político em suas vidas. Nesse sentido,
parte-se de uma realidade onde discursos negacionistas e o descrédito dos agentes
públicos eleitos, elementos comuns do dia-a-dia estudantil, caminham lado a lado
com a onipresença que as políticas públicas adquiriram no meio social, evidência
acentuada durante a pandemia. A fim de ajudar na resolução desse dilema, já que
concebemos a política como espaço privilegiado de gerenciamento das demandas
sociais, propomos a consideração de uma nova História política no espaço escolar,
a partir das considerações formuladas por Rémond (2003). Uma História política que
tenha como princípio básico uma educação para uma cidadania democrática, a partir
das ideias de Freire (2017) e Pagés (2020). Na construção do trabalho, pretendemos
identificar elementos das culturas políticas inseridas no imaginário estudantil, a partir
de questionários estruturados aplicados aos discentes do 9º Ano do Ensino
Fundamental da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Arraes, de
Garanhuns – PE. Propomos ainda o exame do Currículo de Pernambuco, a partir da
perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo (AC), com intuito de verificar as
potencialidades e deficiências do material no tratamento de uma nova História
política no espaço escolar. Como produto didático, almejamos a construção de um
caderno de atividades composto por aulas-oficinas a serem ofertadas em diferentes
momentos do ano letivo, tendo como suporte teórico os estudos de Barca (2004) e
Gago (2020).