Banca de DEFESA: KARLA VIVIANE MOREIRA BRASILINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARLA VIVIANE MOREIRA BRASILINO
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

O RECIFE COMO ESPAÇO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de História; patrimônio cultural; educação patrimonial;
sequência didática; Revolução Pernambucana de 1817


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Este trabalho é fruto da reflexão sobre a necessidade de desenvolver meios
dinâmicos de ensino de assuntos relacionados à História de Pernambuco, em
virtude da carência de abordagem nos livros didáticos e da demanda dos estudantes
por estudarem conteúdos mais próximos a ele. Seguindo esta perspectiva, a
presente pesquisa objetivou investigar as possibilidades de ensino da Revolução
Pernambucana de 1817 a partir dos patrimônios culturais. Como proposta, foi
desenvolvida uma sequência didática que culmina em um roteiro histórico pelos
patrimônios culturais materiais do Recife que serviram de palco para este importante
acontecimento histórico do século XIX, através da metodologia da educação
patrimonial. A sequência didática foi, então, transformada em um produto
pedagógico intitulado “”Revolução Pernambucana de 1817: cartilha didática de
educação patrimonial”. Sendo pensado em cenário anterior à pandemia, a pesquisa
precisou passar por ajustes nas diversas etapas de aplicação da sequência e na
avaliação junto aos alunos, uma vez que com a pandemia do coronavírus, iniciada
em 2020, as aulas presenciais das escolas foram suspensas e os espaços culturais
foram fechados por tempo indeterminado. Como consequência, as atividades
elaboradas na sequência para serem feitas de forma presencial foram adaptadas
para a realidade do cenário remoto, com todos os desafios enfrentados no contexto
de uma escola pública brasileira. Apesar das intercorrências, a cartilha adaptada
cumpriu a função de ser um material didático que guia professores no ensino de
uma temática específico e possibilitou aos alunos a experiência de uma nova
ferramenta de aprendizagem, de modo que foram atendidos de forma satisfatória,
durante a aplicação da cartilha, os seguintes critérios de análise: aderência, impacto,
aplicabilidade, inovação e complexidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332928 - RICARDO PINTO DE MEDEIROS
Interno - 3142803 - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
Externa à Instituição - CLÁUDIA ENGLER CURY - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 14:38
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