CRIATIVIDADE INDÔMITA: A CONTRIBUIÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FINS DIDÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA
Palavras-chave: ensino de história, aprendizagem da história, jogos didáticos, mudança conceitual
Esta dissertação tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva construtivista da mudança conceitual, as contribuições da produção de jogos didáticos pelos (as) estudantes nas aulas de história para a construção de um entendimento complexo do passado, num cenário escolar de negacionismo histórico e revisionismo ideológico. Para tanto, consideramos: i) a possibilidade do retema como ferramenta válida para construção de jogos dentro do contexto escolar, ii) o letramento lúdico como basilar para a compreensão da linguagem dos jogos, iii) o campo da produção de jogos como espaço de vazão das habilidades individuais dos (as) estudantes, bem como da elaboração de argumentos de autoridade sobre o conteúdo histórico mobilizado através do jogo, iv) e a possibilidade de mudança conceitual quando os estudantes produzem uma narrativa autoral através da apropriação tanto da mecânica do jogo quanto do conteúdo histórico escolar. Como proposição didática, criamos um guia de letramento lúdico e roteiro de criação de jogos pelos estudantes da rede de educação básica.