Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM SILVA DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM SILVA DE FREITAS
DATA : 07/12/2023

ENTRE A HISTÓRIA E O FAZ-DE-CONTA: O JOGO DRAMÁTICO COMO PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS EM SALA DE AULA

Ensino de História, Jogos teatrais, Improvisação, Aprendizagem Histórica

A dissertação "Entre a História e o Faz-de-Conta: O Jogo Dramático como Proposta para a Construção de Narrativas Históricas em Sala de Aula" explora uma abordagem inovadora no ensino de história, utilizando o jogo dramático como ferramenta pedagógica. O estudo destaca a importância de integrar métodos lúdicos para envolver os alunos de maneira mais ativa e participativa no processo de aprendizagem histórica.  O trabalho inicia com uma revisão da literatura sobre o ensino de história e aborda as limitações das abordagens tradicionais, destacando a necessidade de métodos mais dinâmicos e inclusivos. A dissertação, então, introduz o conceito de jogo dramático como uma estratégia pedagógica que visa estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes.  Ao longo da pesquisa, a autora conduz experimentos em sala de aula para avaliar a eficácia do jogo dramático na construção de narrativas históricas. Os resultados indicam uma maior participação dos alunos, um aumento do interesse pela disciplina e uma melhoria na compreensão dos eventos históricos.  Além disso, a dissertação explora como o jogo dramático pode contribuir para uma abordagem mais crítica da história, encorajando os alunos a questionar perspectivas e a desenvolver habilidades de análise histórica. A autora também destaca a importância do papel do professor como mediador nesse processo, fornecendo orientação e estímulo à reflexão.

Presidente - 3142803 - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
Externo à Instituição - JOÃO ALFREDO MARTINS MARCHI
Externo à Instituição - WILIAN JUNIOR BONETE - UFPel
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 15:04