Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR AMARANTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR AMARANTE DA SILVA
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Recife
TÍTULO:

INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS E O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM HISTÓRIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE


PALAVRAS-CHAVES:

INDÍGENAS; CONTEXTOS URBANOS; ENSINO; REDE PÚBLICA;  CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O lugar dos “índios Caetés” na história do município do Cabo se restringe à suposta extinção provocada pelas batalhas contra colonizadores portugueses no século XVI, marco inicial do dito “progresso”. Ou seja, a fundação do município marca o “desaparecimento” das populações indígenas nessa região. Assim é narrado até a atualidade por meio das principais produções literárias sobre o Cabo, pelos livros didáticos escolares e, também, pela população. Consultando o censo escolar municipal realizado pela Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, verificamos o registro de 30 indígenas estudantes matriculados/as na rede pública em 2022, aumentando para 39 em 2023, entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Desses 39, 11 matriculados/as na mesma escola - informações até então desconhecidas tanto para a gestão escolar quanto para a Secretaria Municipal de Educação. Diante desses dados, questionamos como a história e as identidades indígenas são abordadas no ensino de História no Cabo de Santo Agostinho. Dessa forma, partindo da obrigatoriedade do ensino da história e culturas indígenas no Brasil na Educação Básica, como determinado pela Lei nº 11.645/2008 e pelo Parecer CNE 14/2015,  traçamos como objetivo compreender a presença indígena na cidade e como a temática indígena é abordada no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-P


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1208175 - EDSON HELY SILVA
Interna - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Externa à Instituição - MARIANA ALBUQUERQUE DANTAS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 15:51
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