Banca de DEFESA: SHEILA MAGDA FERREIRA DE HOLANDA

DISCENTE: SHEILA MAGDA FERREIRA DE HOLANDA
DATA : 11/09/2023
LOCAL: Centro de Filosifia e Ciências Humanas da UFPE

A ESCOLA TAMBÉM É O LUGAR DOS ORIXÁS: O ENSINO DE HISTÓRIA E AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA SALA

Ensino de História; religiões de matriz africana; resistência; diversidade cultural; intolerância religiosa

A presente dissertação analisa a importância de tratar da temática das religiões de matriz africana em salas de aulas do ensino médio, a partir da nossa experiência docente, no município de Sertânia, localizado a 312 km do Recife, porque identificamos que mesmo após a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura da África e dos Afrodescendentes, esta temática segue ausente das salas de aula de História. No desenvolvimento desse estudo, recorremos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo de Pernambuco (PE) para o Ensino Médio (EM) e verificamos que as religiões de matriz africana, apesar de serem citadas nestes documentos, não são “levadas” para as salas de aula. Em defesa da urgência de ensinar um olhar singular sobre as religiões de matriz africana nas aulas de História, utilizamos Arroyo (2013; 2014), Cavalleiro (2001), Candau (2010), Foucault (2012), Mattos (1991), Meirieu (1998), Prandi (1997), Reis (1989), Rufino (2021), Santos (2009), Silva (1995) e Walsh (2008) como principais referenciais teóricos. Defendemos um Ensino de História voltado para uma educação que valorize a diversidade cultural e que seja emancipatória. Como estratégia didática direcionada à história escolar, elaboramos uma sequência baseada no assunto “Brasil Imperial” objetivando aproximar os estudantes 2º ano do ensino médio às religiões de matriz africana, por meio aulas dialogadas, discussão de materiais fílmicos, desafios e a realização de tour virtual num tradicional terreiro de Candomblé, de Olinda. Nesta sequência argumentamos que as tradições dos Orixás, reunidas de diferentes maneiras, nos diferentes terreiros, com diferentes nomenclaturas, todas elas, expressam não só a grandeza da fé das populações afrodescendentes, mas também, uma ética eco-ambiental positiva e seu compromisso diário com as lutas anti-escravocratas e antirracistas, ontem e hoje.

Presidente - 2313263 - ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA
Interno - ***.161.174-** - LUCAS VICTOR SILVA - UFPE
Externa à Instituição - DANIELLE CRISTINE CAMELO FARIAS - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 10:09