CRIATIVIDADE INDÔMITA: A CONTRIBUIÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS
COM FINS DIDÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA
Palavras-chave: ensino de história, aprendizagem da história, jogos didáticos,
mudança conceitual
Esta dissertação tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva construtivista da
mudança conceitual, as contribuições da produção de jogos didáticos pelos (as)
estudantes nas aulas de história para a construção de um entendimento complexo
do passado, num cenário escolar de negacionismo histórico e o revisionismo
ideológico. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa onde
estudantes de duas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola
municipal da rede pública da cidade do Cabo de Santo Agostinho – PE, foram
convidados a construir um jogo sobre as etnias originárias brasileiras. O
desenvolvimento e análise deste processo indicou: i) a possibilidade do retema
como ferramenta válida para construção de jogos dentro do contexto escolar, ii) o
letramento lúdico como basilar para a compreensão da linguagem dos jogos, iii) o
campo da produção de jogos como espaço de vazão das habilidades individuais dos
(as) estudantes, bem como da elaboração de argumentos de autoridade sobre o
conteúdo histórico mobilizado através do jogo, iv) que a mudança conceitual se faz
presente quando os estudantes produzem uma narrativa autoral através da
apropriação tanto da mecânica do jogo quanto do conteúdo histórico escolar. Como
produto final, propomos a criação de um roteiro de criação de jogos pelos
estudantes da rede de educação básica.