QUE ENREDO TEM ESSA HISTÓRIA? Narrativas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2º ano do Ensino Médio
Palavras-chave: Ensino de História, Livro didático de História. Narrativa histórica. História Regional. História do Nordeste do Brasil.
O presente trabalho traz como problemática as narrativas sobre a História do Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do ensino médio, com foco na História do Nordeste brasileiro, discutindo a importância do estudo da história regional para a formação da identidade dos estudantes de regiões periféricas do Brasil. Sendo assim, nosso problema de pesquisa é o seguinte: “Quais as narrativas sobre a História do Nordeste são vinculadas em livros didáticos do 2º ano do Ensino Médio e quais suas implicações na formação da identidade regional do educando?”. Como objetivo geral estabelecemos: “Compreender acerca das narrativas sobre a História do Nordeste brasileiro em livros didáticos para o 2º ano do ensino médio”, tendo como objetivos específicos a) analisar as implicações do Ensino da História Regional para a construção da identidade do educando; b) identificar as mudanças e permanências do livro didático de História na atualidade em relação à História do Nordeste; c) Discutir as narrativas apresentadas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2º do Ensino Médio; e, por fim, d) propor a produção de um “Caderno Norteador”, a ser vivenciada em sala de aula, na forma do estudo e da elaboração de cordéis, para resgatar a História regional nordestina. Para conseguirmos alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa com análise de documento, no caso, o livro didático de História do Ensino Médio. Estamos alinhados com a história cultural na medida em que o entendimento em relação as culturas são essenciais para a compreensão das histórias dos diferentes povos. São levadas em conta a narrativa histórica e sua relevância para o livro didático de História, a formação da identidade nordestina e a própria História regional. Também é construída uma análise sobre o livro didático de História e seus aspectos culturais que impactam nas narrativas, uma vez que a indústria cultural brasileira se encontra no Centro-Sul do país, em especial no eixo Rio-São Paulo que acaba por definir os rumos tomados pela narrativa que é desenvolvida por historiadores com formação nessa mesma região. Por fim, para evidenciar as ausências e silenciamentos que levam ao esquecimento da História nordestina são analisados dois livros didáticos do PNLD 2018-20 nos quais é possível observar as narrativas sobre a História do Nordeste, com sua invisibilização e esquecimento para, então, se propor uma prática docente por meio uso do cordel em sala de aula.