Banca de QUALIFICAÇÃO: AUTA JEANE DA SILVA AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUTA JEANE DA SILVA AZEVEDO
DATA : 14/12/2022
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

MICROPOLÍTICAS FEMINISTAS PERIFÉRICAS: contribuições antropológicas a partir da organização de mulheres negras de Recife/PE.


PALAVRAS-CHAVES:

Antropologia feminista, mulheres negras, baque mulher, revelar.si, micropolíticas. 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A proposta desta tese é refletir sobre a influência que a organização de mulheres negras moradoras de periferias urbanas em iniciativas coletivas feministas pode ter na constituição de micropolíticas. Frente ao racismo e ao machismo, as mulheres do Revelar.si – coletivo de fotógrafas do Coque – e do Baque Mulher Recife – movimento de empoderamento feminino - vem constituindo um espaço de amizade e fortalecimento entre as mulheres que possibilita o enfrentamento de questões ligadas a violência de gênero e a desigualdade racial. Na América Latina, as antropólogas feministas vêm desenvolvendo uma tendência crescente de fazer antropologia da própria cultura. Isso tem mostrado como as mulheres conseguem se mover em lugares de fronteira. A perspectiva adotada, tem trazido reflexões teóricas no campo da antropologia, bem como sobre o método etnográfico, uma vez que assumimos seu caráter político. A pesquisa tem revelado resultados interessantes para pensar a potência do feminismo na constituição de micropolíticas de resistência ao machismo e à violência contra as mulheres.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2510116 - ANA CLAUDIA RODRIGUES DA SILVA
Externa à Instituição - DENISE FERREIRA DA COSTA CRUZ
Interna - 1996304 - FABIANA MAIZZA
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10