Banca de DEFESA: FABIANO LUCENA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANO LUCENA DE ARAUJO
DATA : 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

ATLAS DE FIGURAS BALDIAS: a produção cultural de imagens-ruína e a estética do luto pela cidade no Recife contemporâneo


PALAVRAS-CHAVES:

Ruinologia, Artivismo, Direito à Cidade, Cinemas de Rua, Audiovisual Pernambucano.


PÁGINAS: 383
RESUMO:

O objeto desta tese incide nas relações sociais entre produtores culturais ativistas pela agenda
do direito à cidade, mediadas pelas imagens técnicas (a fotográfica, a audiovisual e suas
representações digitais) ou pelas imagens textuais presentes em manifestos escritos, que
refletem formas específicas de usar e encarar o espaço urbano, proporcionando respostas
culturais para os processos de modernização. A pesquisa teve como objetivo principal
compreender os contextos diferenciados em forma de tradução imagética das práticas
socioespaciais específicas, desdobrando-se, nesse sentido, em delimitar um recorte da
produção cultural, priorizando a dimensão visual das imagens, o que sucedeu-se pela
aproximação etnográfica do pesquisador com os interlocutores, elegendo linguagens e suas
formas de encarar a cidade em detrimento de outras. O recorte empregado foi o de artivismos
urbanos expressos na I) extensão universitária e assessoramento sobre planejamento urbano
dos movimentos sociais do bairro da Várzea, e II) videoativismo e produção audiovisual.
realizada pelos ex-moradores e frequentadores do Edifício Monte Castelo e pelo engajamento
direcionado aos cinemas de rua. Os artivismos ou engajamentos criativos visando uma
contestação espacial do hegemônico, enquanto postura que tem marcadamente um referencial
estético e político, no contexto do Recife, adquiriram sua feição atual pelo embate complexo
entre leituras do regionalismo e do modernismo locais e a partir da proposição de um
paradigma contemporâneo de interpretação cultural da realidade, atendendo a uma série de
reivindicações surgidas na segunda metade do século XX e as agendas políticas de uma
cultura de esquerda, segundo a acepção de Walter Benjamin e refletida por Enzo Traverso, e
dos movimentos sociais, dentre elas, o direito à cidade, formulação do pensador marxista
Henri Lefebvre, influência direta do grupo Internacional Situacionista e da série de eventos do
Maio de 1968 em Paris. Além da constatação das especificidades das formas de ocupar e
encarar o espaço urbano refletidas nas imagens e ações realizadas, que são manifestas nas
respostas culturais e nas diversas modalidades de artivismos, da contradição entre uma
correspondência econômica direta de classe social e uma dinâmica particular inerente ao
campo da produção cultural, neste contexto também foi observada a regularidade da ruína.
Tal condição revela uma situação dialética que caracteriza as imagens como ruína - registro
ou rastro de um contexto particular considerado patrimônio cultural ameaçado - e das ruínas -
como objeto representado em imagens– - inscrevendo um aspecto do objeto de pesquisa -
imagens-ruína - como realidade que assume uma contradição inerente da passagem temporal:
envolvendo precariedade e resistência, simultaneamente. Outra forma de caracterizar as
respostas culturais em relação à percepção urbana da ruína por estes sujeitos, constitui o
processo de desruinização, que consiste num reconhecimento do valor de algo menosprezado
ou que supostamente despertaria um melancolia espacial no sentido empregado por Yael
Navaro-Yashin, num momento em que se apercebe um dado explícito de precariedade, mas
não se produz uma desmobilização dos sujeitos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2266944 - ALEX GIULIANO VAILATI
Presidente - 1178503 - MISIA LINS VIEIRA REESINK
Externo ao Programa - 1121348 - PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
Interno - 1311347 - RENATO MONTEIRO ATHIAS
Externo à Instituição - ROGERIO PROENCA DE SOUSA LEITE
Notícia cadastrada em: 02/08/2022 16:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10