Banca de DEFESA: SANDRO SOARES RAMOS DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO SOARES RAMOS DE FREITAS
DATA : 12/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGA-UFPE
TÍTULO:

 

“Entre sonhos e números!” A (re)construção da pessoa nas redes de Marketing Multinível
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Religião; Neoliberalismo; Marketing Multinível; Trabalho; Conversão.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

A proposta empreendida nesse trabalho visa, fundamentalmente, a compreensão de reconstrução do “eu” pelo qual são submetidos os indivíduos inseridos no contexto das redes de consultores de empresas que adotam o modelo de negócios conhecido como “Marketing de Rede”, “Marketing de Relacionamento” ou “Marketing Multinível” (MMN), a partir do diálogo com algumas abordagens antropológicas, especialmente aquelas que repousam nos campos dos estudos sobre neoliberalismo e no campo da Antropologia da Religião. De antemão, destacamos que a análise dos fenômenos abordados nesta tese significará um esforço ainda exploratório de compreensão de um fenômeno que, apesar de crescente no cenário social brasileiro contemporâneo, ainda tem sido pouco estudado pela Antropologia. Para alcançar os objetivos aqui propostos, nossa pesquisa de campo, com observação participante, se desenvolveu ao longo de um período de vinte e dois meses, iniciando em outubro de 2018 e sendo encerrada em julho de 2020. Além da observação das práticas cotidianas e reuniões dos consultores situados na Região Metropolitana do Recife (RMR), buscamos acompanhá-los nos eventos regionais e nacionais realizados pela empresa de MMN aqui focalizada, durante o período de nossa pesquisa. Focalizamos, majoritariamente, nas redes daquela que é, no momento, a empresa de Marketing Multinível de maior destaque no cenário brasileiro, a Hinode. Sempre voltada para o setor de cosméticos, a empresa, desde a sua fundação, adotou o modelo de venda direta, no qual um conjunto de consultores associados fica encarregado de mediar a distribuição e revenda dos produtos, em troca de uma porcentagem dos lucros obtidos. Com o passar dos anos, adicionou a sua estratégia de negócio o modelo do MMN, que consiste na prática de recrutamento de novos consultores, com o intuito de alavancagem de ganhos, através de comissões de vendas realizadas pelos novos consultores. Para além dos paralelos apontados ao longo do trabalho, se observa aqui é a incorporação de elementos religiosos nas práticas e valores secularizados, ao invés do movimento contrário, tantas vezes analisados pelos trabalhos antropológicos. Por entendermos que este processo não ocorre de forma linear e tende a se evidenciar na medida em que os indivíduos observados se inserem, com maior ou menor intensidade, na lógica das redes, buscamos desenvolver uma análise comparativa com os fenômenos religiosos, especialmente a partir da correlação com as análises que evidenciam os processos relacionados às noções de conversão e reflexividade. Dessa forma, pretendo mostrar como a experiência de inserção e vivência desses indivíduos em meio às redes MMN é uma experiência totalizante, semelhante ao que se observa no contexto de muitos grupos declaradamente religiosos.




MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1346529 - ANTONIO CARLOS MOTA DE LIMA
Interno - 1649218 - FRANCISCO SA BARRETO DOS SANTOS
Externo à Instituição - GENARO CAMBOIM LOPES DE ANDRADE LULA
Externa ao Programa - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO - nullPresidente - 1178503 - MISIA LINS VIEIRA REESINK
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 11:04
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