O NOVO CORONAVÍRUS EM OLINDA: etnografia de uma pandemia mediada por ambientes digitais
Coronavírus; Covid-19; Olinda; Ontologia; Pandemia.
Esta tese refere-se a uma pesquisa sobre a experiência de pessoas com a pandemia do novo coronavírus, durante os anos de 2020 e 2021, no bairro de Ouro Preto, Olinda-PE. O método empregado foi o etnográfico físico e digital, recorrendo-se a fontes documentais, entrevistas, conversas informais realizadas em ambientes digitais (WhatsApp e Instagram) e observação participante. O objetivo principal foi investigar as experiências de olindenses com a Covid-19 em ambientes físicos e digitais. Os dados foram classificados em caderno de campo – de observação física e de ambientes digitais (como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp); mensagens, fontes documentais da Prefeitura de Olinda (boletins epidemiológicos); e entrevistas com duas informantes chaves para a pesquisa, visto que a análise de mensagens e as demais fontes de pesquisa foram suficientes para alcançar os objetivos de pesquisa. A análise, qualitativa, foi feita com auxílio do software Atlas ti.7. Os dados foram codificados e categorizados a partir do marco teórico dos modos de existência, de Latour; e conceituados como mídias sociais, conforme Miller e etnografia em ambientes digitais, conforme Freitas e Ramos, e Leitão e Gomes. Os resultados da pesquisa evidenciam que as mídias sociais participam da experiência pandêmica de modo a complementar ou ratificar posicionamentos tanto políticos quantos epistemológicos (referentes a causas e tratamentos da Covid-19). Também foi evidenciado que outras formas de cura, ou de saberes, podem se manter durante a pandemia, também tendo nas mídias sociais, ratificações de experiências que outrora poderiam ser chamadas de anímicas, e mais recentemente, new age ou espiritualistas sem, contudo, competirem com a ciência normal e oficial, sobre o que é verdade e o que é crença, ou o que é falso e o que é verdadeiro. Por último, também foi evidenciado que no nível municipal, o uso de mídias sociais durante a pandemia associou a pandemia às eleições municipais de 2020, ao menos no campo de pesquisa. A nível teórico, a pesquisa aponta para a necessidade de ir além de questões de verdade e conhecimento (epistemologia) para seres e realidades (ontologia), visto que ontologicamente, a relação entre pandemia, mídias sociais e experiência (humana e não humana) se mostrou muito além da separação entre ciência/verdade, de um lado, e política do outro.