Banca de DEFESA: LAIS ALEXANDRE NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS ALEXANDRE NASCIMENTO
DATA : 29/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Estudo do desempenho da Eichhornia crassipes na biossorção de óleos minerais em wetlands construídos.


PALAVRAS-CHAVES:

Áreas Alagadas Artificiais. Efluentes Oleosos. Fitorremediação. Macrófitas Aquáticas. Wetlands Construídos Superficiais.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Neste trabalho foi avaliada a eficiência do tratamento de efluentes oleosos em wetlands construídos povoados por Eichhornia crassipes, espécie de macrófita aquática flutuante. Executado em duas etapas, o estudo compreendeu a investigação em laboratório da capacidade de biossorção de óleo combustível pesado pela macrófita in natura e a confecção de um wetland construído onde foi possível realizar experimentos em escala semi-industrial utilizando delineamento composto central rotacional (DCCR) para investigar a influência da vazão volumétrica e concentração do efluente na eficiência do tratamento de efluentes oleosos. Os resultados da caracterização (microscopia eletrônica de varredura, ponto de carga zero, flutuabilidade e molhabilidade) da E. crassipes revelaram o potencial da macrófita como biossorvente, que foi comprovado nos ensaios de biossorção em bancada, onde se atingiu remoção máxima de 94,8% de óleo combustível. Também foi investigada a confecção de briquetes como destinação dos resíduos de macrófitas após tratamento de efluentes oleosos, obtendo-se um poder calórifico de 4022 kcal.kg-1 em testes de queima direta. No wetland construído semi-industrial, foi alcançada 97,8% de eficiência em condições de vazão volumétrica e concentração do efluente próximas da região ótima. Os resultados obtidos nas duas etapas deste estudo comprovam que a capacidade de biossorção da E. crassipes aliada aos wetlands construídos superficiais pode tornar o processo de tratamento de efluentes oleosos altamente eficiente e sustentáve.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130607 - CESAR AUGUSTO MORAES DE ABREU
Externa à Instituição - GALBA MARIA DE CAMPOS TAKAKI - UNICAP
Interna - 1289396 - OTIDENE ROSSITER SA DA ROCHA
Externo à Instituição - ROMILDO MORANT DE HOLANDA - UFRPE
Externo à Instituição - SERGIO PERES RAMOS DA SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 31/08/2021 11:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10