Banca de DEFESA: RAMON VINICIUS SANTOS DE AQUINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAMON VINICIUS SANTOS DE AQUINO
DATA : 26/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Uso de hidróxido duplo lamelar com ânion de compensação orgânico como adsorvente para a remoção de Pb2+ de soluções aquosas.


PALAVRAS-CHAVES:

Adsorção. Argila aniônica. Chumbo. Tereftalato.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Neste trabalho, foram utilizados hidróxidos duplos lamelares (HDLs) intercalados com ânions carbonato (ZnAl-CO3) e tereftalato (ZnAl-TA) como adsorventes para a remoção de íons chumbo (Pb2+). Os adsorventes foram sintetizados por coprecipitação e caracterizados por análise elementar (EDXRF), difratometria de raios X (DRX), espectroscopia de infravermelho (FTIR) e adsorção/dessorção de N2 (em andamento). Foi observado o efeito do tipo de ânion intercalar, pH e dose de adsorvente na remoção de Pb2+, além de cinética, equilíbrio e termodinâmica de adsorção e testes de recuperação de Pb2+. As análises de EDXRF, DRX e FTIR confirmaram a composição, estrutura e grupos funcionais característicos dos HDLs sintetizados. O adsorvente ZnAl-TA apresentou melhor desempenho que o ZnAl-CO3. As condições ótimas de remoção de Pb2+ foram pH 5 e dose de 0,5 g.L-1. No estudo cinético, o modelo de Elovich foi o mais adequado e o processo atingiu o equilíbrio em 300 minutos. O modelo de Sips representou melhor as isotermas de adsorção, com capacidade adsortiva máxima (qmax) de 124 mg.g-1 e com ns < 1, indicando uma superfície homogênea de adsorção. O estudo termodinâmico mostrou que o processo é endotérmico e de natureza física e química. Como eluente de dessorção, o cloreto de sódio (NaCl) apresentou menor lixiviação de zinco e percentual de dessorção próxima aos demais (55%). Em geral, o adsorvente ZnAl-TA apresentou-se como um material eficiente para a remoção de Pb2+.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1742969 - JORGE VINICIUS FERNANDES LIMA CAVALCANTI
Presidente - 2217926 - MOHAND BENACHOUR
Externo à Instituição - RENATO FALCAO DANTAS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 13/08/2021 11:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05