Banca de DEFESA: CLAUDIA BEZERRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA BEZERRA DA COSTA
DATA : 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA): análise de
material didático


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de Português; EJA; material didático; estratégias de leitura.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Esta dissertação se insere na temática do eixo leitura e pretende propor um material de leitura com
atividades direcionadas às turmas de EJA, que contemplem as estratégias cognitivas de leitura.
Além disso, averiguamos quantas questões apresentadas no caderno de atividades Turbine Seu
Conhecimento contemplam no eixo leitura e quais estratégias de leitura aparecem com mais
frequência nessas questões. Nossa pesquisa é documental e escolhemos os cadernos do módulo IV
da EJA (Educação de Jovens e Adultos) por lecionar nessas turmas há mais de cinco anos, como
professora de Língua Portuguesa, do município de Jaboatão dos Guararapes. Observamos as
necessidades que existem, principalmente com as práticas de leitura, pois o PNLD não contempla as
turmas da EJA e não há outro material didático direcionado a essas turmas. Com a pandemia do
COVID 19, as escolas desse município foram fechadas e, por isso, os alunos receberam,
mensalmente, os cadernos de atividades Turbine Seu Conhecimento. Escolhemos quatro cadernos
como corpus da nossa pesquisa. Dentre esses, dois foram elaborados pela equipe técnica da
Secretaria de Educação do município de Jaboatão dos Guararapes e os outros dois, elaborados
pelos professores vinculados a essa rede. Todos os cadernos selecionados são do módulo IV. Ao
analisarmos os cadernos, percebemos que parte das questões avaliadas não contemplavam o eixo
leitura – apenas trinta e cinco questões, das sessenta questões investigadas, contemplaram o eixo
leitura. Os resultados foram apresentados em gráficos, discutidos e exemplificados com questões
dos cadernos. Diante dos resultados alcançados, constatamos a necessidade de uma proposta de
intervenção a fim de contribuir com as práticas de leitura nas turmas da EJA. Com isso, sugerimos a
produção de caderno de atividades com questões de LP que contemplem as estratégias de leitura,
sugeridas nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Os cadernos que serão elaborados deverão ser entregues aos alunos, mensalmente, inclusive, pós-
pandemia, servindo também como material de apoio didático nas aulas de LP, nas turmas da EJA.
Durante nosso estudo, elencamos as estratégias de leitura e suas contribuições na formação do
leitor proficiente. Buscamos referências em documentos oficiais, como os PCN e a BNCC, e em
autores que investigam o tema em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134089 - ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
Interno - 080.763.924-97 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Externa ao Programa - 043.109.134-07 - LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES - UFRPE
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 19:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02