Refazimento: o corpo feminino negro na obra de Rosana Paulino
Corpo feminino negro; Rosana Paulino; Arte Contemporânea
A arte contemporânea brasileira tem se posicionado de forma contundente nos debates sobre gênero e raça
na atualidade. Neste cenário, Rosana Paulino, artista paulistana e mulher negra, apresenta reflexões e
posicionamentos marcantes acerca de questões sociais como discriminação e racismo, centrando sua poética
nas vivências das mulheres negras brasileiras e nos vários tipos de violência sofridos por esta população.
Considerando a obra de Paulino, esta proposta de dissertação tem como objetivo compreender e analisar a
representação de corpos femininos negros (re)criados pela artista, tomando como base referências da
história e teoria da arte, com foco na arte contemporânea, bem como perspectivas feministas críticas e
decoloniais que orientam o debate sobre questões raciais e de gênero na arte. Nesta direção, busca
compreender como corpo da mulher negra na obra da artista ganha significados por meio de uma
metodologia particular que emprega a costura das memórias e articula poeticamente materialidades têxteis
com fotografias, comunicando histórias e vivências de existir que atravessam e configuram o ser/viver como
mulher negra no mundo. As séries Assentamento (2012) e a Mulher Búfalo(2019), selecionadas para a
pesquisa, são representativas das questões centrais que Paulino desenvolve, se destacando pela narrativa
contra-oficial da colonização portuguesa no Brasil apresentanda e pela experiência do corpo feminino negro
que (re)elabora. Nessas obras, a artista articula reflexões originais dos anseios que contornam as relações
entre produções artísticas e expectativas sociais de gênero, apresentando uma crítica às noções tradicionais
de feminilidade, amplamente disseminadas em nossa cultura.