Banca de DEFESA: SANDRO GONCALVES GUERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO GONCALVES GUERRA
DATA : 27/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGAV
TÍTULO:

UM OLHAR PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DO IPOJUCA


PALAVRAS-CHAVES:

Artes Visuais; Ensino da Arte; Teorias do Currículo; Ensino
Fundamental; Ipojuca.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo compreender o ensino das Artes Visuais
nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal do Ipojuca. A

pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE-
UFPB - PPGAV, na linha de pesquisa Artes Visuais e seus processos educacionais,

culturais e criativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de acordo com Gil (2002), Godoy
(1995) e Demo (1995) que se vale de questionários, entrevistas semi-estruturadas e da
análise documental do Currículo de Referência do Ipojuca. A escolha do campo e dos
sujeitos deu-se por se tratarem de profissionais que atuam no campo arte, sendo dois
docentes do campo das Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental e dois
técnicos/analistas responsáveis pelo acompanhamento da equipe de Artes na rede
municipal do Ipojuca. Na incursão teórica,trazemos o olhar para o ensino das artes visuais
a partir das Teorias do Currículo Silva (1996,1999 e 2009), Silva, Soares e Pinto (2017)
Moreira (1990) e no estudo do debate legal, com ênfase nas leis 4024/61, Lei 5.692/71, Lei
9.394/96 e nos documentos que norteiam o campo educacional - PCNs, BNCC -, tendo
como foco o olhar para o campo da arte. As análises nos levou a concluir, que a perspectiva
de ensino da arte no Currículo de Referência do Ipojuca alinha-se com os pressupostos
contemporâneos desse campo, no entanto, a construção do referido documento se
apresentou de forma aligeirada, sem a escuta efetiva dos docentes, o que acabou por não
permitir uma construção democrática de tal documento. Ainda percebemos que os/as
docentes, mesmo se alinhando com o ensino de arte enquanto conhecimento, muitas
vezes, pelas condições de trabalho, pela visão deturpada da polivalência que ainda persiste
em alguns contextos e pelas pressões sofridas, muitas vezes acabam incorrendo em
práticas tradicionais e modernistas. Também concluímos que há na rede municipal do
Ipojuca um problema nevrálgico, professores de outros componentes ocupando o espaço
do/da professor/a de Artes nas escolas e assumindo esse componente curricular, já que
não há, na rede municipal do Ipojuca, corpo docente com formação nesse campo suficiente
para o número de escolas. Desse modo, concluímos que ainda há muito a ser olhado e
pesquisado neste contexto e que o ensino da arte ainda precisa ser considerado enquanto
elemento preponderante da formação, não estando apenas inserido nos documentos, mas,
sobretudo, de modo a reverberar em ações e dar possibilidades das práticas se
aproximarem da concepção contemporânea de ensino da arte defendida no próprio
documento curricular da rede municipal do Ipojuca.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA ABRAHAMIAN DE SOUZA - UFRPE
Presidente - 2703023 - FABIANA SOUTO LIMA VIDAL
Interna - 1536402 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 10:29
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