ARTE E VIRTUALIDADE: EXPERIÊNCIA DO
PÚBLICO VISITANTE DO MUSEU DE ARTE MODERNA ALOISIO MAGALHÃES A PARTIR
DO GOOGLE ARTS & CULTURE,
Artes Visuais; Cibercultura. Estudo de público em museus; Museu de
Arte Moderna Aloisio Magalhães. Google Arts & Culture.
A presente pesquisa, em desenvolvimento, tem como objetivo analisar a experiência do
público visitante do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, localizado no município
de Recife em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da arte e virtualidade na cibercultura, a
partir do Google Arts & Culture. A pesquisa se configura como estudo de público em
museus, com ênfase na experiência de interação do público visitante com o Museu de
Arte Moderna Aloisio Magalhães. As reflexões em torno do tema estudos de público em
museus, especialmente pensando o museu no contexto das tecnologias de informação e
comunicação como possibilitadora de novas experiências de interação aos públicos dos
museus, vêm sendo discutida por estudiosos de diversas áreas de conhecimento, a
exemplo da Museologia, Comunicação, Educação, Design, dentre outras.
Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e descritiva, sob
abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. São sujeitos da pesquisa, os
mestrandos em Artes Visuais. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, o
qual é composto por questões abertas e fechadas, sendo a última parte respondida
mediante realização de duas tarefas. Como procedimento de análise dos dados, está
centrada na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias temáticas: perfil dos
sujeitos; hábito de visita a museus; experiência de interação com o Museu de Arte
Moderna Aloisio Magalhães no Google Arts & Culture. A pesquisa e as reflexões até aqui
reforçam a importância da temática e sua aderência à Linha de Pesquisa Processos
Teóricos e Históricos em Artes Visuais, precisamente, quanto às influências culturais
contemporâneas das Tecnologias da informação e comunicação na experiência público-
museu com a arte visual.