CRIATIVIDADE E PROCESSOS EXPRESSIVOS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS DO MOVIMENTO PRÓ CRIANÇA
arte/educação; artes visuais; criatividade; processos criativos;
educação infantil; espaço não-formal.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender os processos criativos e a criatividade
das crianças de 5 a 10 anos, da Ong Movimento Pró-Criança, onde atuo como
arte/educadora. A instituição atende crianças e adolescentes da região metropolitana
do Recife, em Pernambuco, em sua maioria, em condições de vulnerabilidade social.
O ensino não-formal, característico das Ongs, possui particularidades, que giram em
torno, principalmente, de um atendimento mais humanizado, que busca a formação
social e integral do indivíduo. Nesse sentido, um olhar mais atento para a criatividade
e para o processo criativo das crianças tornou-se possível não só pelas características
educacionais da instituição, mas também pelos seus objetivos, o de uma educação
mais próxima das crianças, que oportunize o conhecimento crítico e incentive a
transformação da realidade em que vivem. Após alguns episódios vivenciados nas
aulas de artes visuais, alguns questionamentos me surgiram: como são os processos
criativos e a criatividade dessas crianças em vulnerabilidade social? Qual o papel das
artes visuais nesses processos? Como o/a professor/a deve agir para afetá-las?
Buscando respostas a esses questionamentos, a pesquisa foi iniciada em 2020 e teve
de ser reformulada por conta da pandemia da covid-19, sendo a maior parte dos dados
coletados virtualmente, em aulas on-line. Os materiais coletados, a produção das
crianças, foram interpretados à luz da Fenomenologia da Imaginação e da Mitocrítica
de Durand (2012). Endossam também o meu pensamento Barbosa (1991; 1998;
2008), Dewey (2010), Ostrower (2014), Vigotski (2014), Lowenfeld e Brittain (1997) e
outros autores e autoras dos campos da arte/educação, ensino não-formal,
criatividade e psicologia do desenho infantil. Na análise dos dados, notamos que uma
aproximação e um olhar mais sensíveis para o processo criativo das crianças,
contribuíram com sua aprendizagem das artes visuais. Quando as crianças se
depararam com aulas mais abertas, que despertavam a sua criatividade, passaram a
sentir mais confiança e autonomia no seu fazer artístico. Em linhas gerais, este
trabalho apresenta todo o percurso reflexivo e prático desenvolvido nas aulas de artes
visuais, entre 2020 e 2021.